Catequistas dos Pousos foram à catequese antes das crianças

Na arte de acolher, receber bem e de forma calorosa é um dom. Na paróquia dos Pousos, esta arte é praticada várias vezes, em momentos diversos, para que todos se sintam em casa. Desta vez, e com o novo ano catequético prestes a iniciar-se a 28 de setembro, o secretariado da catequese dos Pousos convidou os catequistas para um encontro, em dois dias diferentes, indo ao encontro das disponibilidades de todos.

Sim, foi um encontro que começou com uma troca quase infinita de beijos, de “olás” e de sorrisos! Mas não só: também houve bolo e chá, gentilmente servidos, para reconforto do corpo e alegria do espírito, parte essencial dessa “arte” de acolher. O pároco dos Pousos, padre Luís Morouço, com base na passagem do Evangelho sobre o vinho novo, falou aos catequistas presentes da importância de conservar nas nossas vidas “o sabor do vinho novo que é Jesus”.

E destacou o quanto é preciso cuidar das nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos que frequentam a catequese, pois os seus corações são “os odres que vão acolher e receber o vinho novo”. Deixou claro que, nesta missão de evangelização, pode ser necessário romper com o tradicional, o “sempre se fez assim”, para poder renovar a Boa Nova, sem nunca nos afastarmos da sua essência. As reuniões decorreram com muita partilha de informação, organização de tarefas e abertura para novas ideias, tanto em relação às sessões de catequese como às celebrações e missas associadas.

A catequese dos Pousos tem uma tradição catequética muito especial, com uma média de 400 crianças inscritas e cerca de 50 catequistas, do primeiro ao décimo ano, além do grupo de adultos que se prepara para o Crisma.

Todos estão motivados para acolher quem quer que venha, neste caminho de evangelização, espiritualidade, moral e cidadania, com vários momentos itinerantes por outros lugares da paróquia e fora dela.

Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress