Catequistas de todo o País aprofundaram o tema da fé

 

As Jornadas Nacionais de Catequistas, realizadas em Fátima de 4 a 6 de outubro, contaram com cerca de 25 catequistas da diocese de Leiria-Fátima.

Inseridas na Semana Nacional da Educação Cristã, as jornadas tiveram como tema “Chamados à salvação pela fé em Jesus Cristo” e reuniram mais de 550 catequistas vindos de todo o País.

O momento inaugural contou com a presença de D. António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé. O programa seguiu com o visionamento da catequese do Papa Francisco no Congresso Internacional da Catequese, com o título “O catequista, testemunha da fé”, dada em Roma a 27 de setembro.

No sábado, a jornada iniciou com um momento de oração e prosseguiu com a intervenção “As Catequeses da Fé: como a catequese conduz à conversão”, pelo padre José Henrique Pedrosa, director do Serviço Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima. O momento foi oportuno para uma apresentação geral do catecismo “Catequeses da Fé”, de sua autoria, que pretende ser uma “proposta de caminhada para a profissão de fé”. A intenção é “valorizar a realidade que acontece e poder dar-lhe um novo impulso e ânimo”. O projeto engloba “seis catequeses” estruturadas e inseridas “no contexto catequético próprio desta etapa”. Para o padre José Henrique, “não se pretende propor um início de caminhada” mas “apoiar e suportar a caminhada dos adolescentes” e “a relação com Deus com propostas concretas”.

A manhã terminou com a celebração da Eucaristia e, no decorrer da tarde, aconteceram diversas oficinas e conferências temáticas. Nos ateliers “Como orientar as Catequeses da Fé”, o padre José Henrique pretendeu essencialmente aprofundar cada uma das catequeses editadas e inteirar os catequistas presentes dos seus conteúdos. O dia terminou com um serão cultural.

O terceiro dia das jornadas foi marcado pela conferência “Viver, testemunhar e celebrar a fé”, que contou com as intervenções dos padres Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, e Vítor Coutinho, chefe de gabinete episcopal de Leiria-Fátima.

As jornadas terminaram com a celebração da Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. Manuel Pelino Domingues, bispo de Santarém.

As conferências destas jornadas estão disponíveis online em www.educris.com .

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.