Decorreu no passado dia 29, na Azoia, um encontro vicarial de catequistas de Leiria, subordinado ao tema “Família e Catequese”.
Com a participação de cerca de 80 catequistas das nove paróquias desta vigararia, o encontro foi orientado por Jorge Cotovio, diretor pedagógico do Colégio Conciliar Maria Imaculada, da Cruz da Areia, e presidente do Secretariado da Pastoral Familiar da diocese de Coimbra. “Refletimos sobre a família, à luz dos documentos da Igreja, confrontando-a com a realidade familiar que surge na catequese paroquial de hoje”, refere o padre André Batista, pároco da Azoia, adiantando que o orador “deixou-nos alguns desafios e possíveis caminhos que se podem abrir para a pastoral familiar, a partir da catequese paroquial”.
Segundo o responsável da paróquia anfitriã do encontro, esta iniciativa visou “responder ao apelo de D. António Marto” para uma educação na fé sobre o tema da família. Uma tarefa que deve envolver pais e educadores, como defende o Bispo diocesano na sua Carta Pastoral para este ano, onde defende “uma aliança educativa entre a família e a catequese da comunidade” e incentiva à “experiência da catequese dos filhos na família”.