Catequistas da paróquia dos Pousos anunciam ano de catequese

Nas linhas seguintes informa-se uma série de indicações assumidas e que interessam, sobretudo às famílias da paróquia. Posteriormente retomar-se-ão estes e outros assuntos, aquando da realização das próximas quatro reuniões destinadas aos pais das crianças e adolescentes.

Na quinta-feira reuniram-se cerca de metade dos catequistas da paróquia dos Pousos, a fim de refletirem, a partir de uma vasta agenda, sobre o ano catequético de 2020.21. Claro que as circunstâncias do estado pandémico conduziram a uma série de decisões, que alteram bastante as nossas anteriores rotinas.

Nas linhas seguintes informa-se uma série de indicações assumidas e que interessam, sobretudo às famílias da paróquia. Posteriormente retomar-se-ão estes e outros assuntos, aquando da realização das próximas quatro reuniões destinadas aos pais das crianças e adolescentes.

Haverá catequese na paróquia? Como? Para quem?

Determinou-se que a paróquia faculte a catequese de infância e adolescência, em regime presencial, mas com limitação a cerca de 120 meninos ou meninas, em cada semana.

Dessa forma, todos os grupos de cada ano serão divididos em três pequenos grupos. Em cada semana o encontro destina-se a uma das terças partes de cada ano de catequese, pelo que cada catequizando frequenta a paróquia a cada três semanas. Quando há irmãos em anos diferentes, virão juntos, na mesma semana.

O horário semanal é o habitual: sábados, às 16H45. A participação na catequese e na Missa (às 18H00) são de caráter obrigatório durante todo o ano, e não está previsto justificação de falta (a não ser por razões muito excecionais), sob pena de a inscrição ser cancelada.

A paróquia permite que se inscrevam neste ano as crianças e adolescentes que frequentaram em anos anteriores; mas só admite novas inscrições de crianças residentes na paróquia (ou irmãos de crianças já antes inscritas); ou seja: não é possível, por falta de espaços amplos e seguros, inscrever pessoas residentes em outras paróquias.

A Catequese Familiar ou a Escola Paroquial de Pais são possibilidades a acolher, mas não nesta fase inicial do ano.

Os adolescentes em preparação para o Crisma (11º ano) terão um programa específico, e até dezembro.

O número de pessoas disponíveis na paróquia para serem catequistas é numeroso, experiente e capaz. E a equipa que coordena a preparação litúrgica da Celebração da Missa também se mantém motivada e com redobrado interesse.

Que agendamento já se pode anunciar?

Determinaram-se quatro reuniões para os pais nos dias 18 (1º a 3º ano), 21 (4º a 7º ano), 25 (8º a 10º) e 26 de setembro (apenas 11º ano/ Crismandos). Cada reunião destina-se a uma parte dos pais, para se respeitar o número de pessoas que a igreja comporta em cada sala. Quem não puder estar na que lhe diz respeito, pode participar numa das outras. Apenas a reunião de 26 se destina exclusivamente a pais ou mães dos adolescentes do 11º ano, em ordem à preparação da Confirmação.

Também se determinou o início da catequese em 3 de outubro.

Determinou-se Profissão de Fé (adolescentes do anterior 6º ano) a realizar no início da tarde de 25 de outubro.

A Primeira Comunhão (crianças do anterior 3º ano) realizar-se-á por duas vezes, no início das tardes de 8 e 15 de novembro; mas as famílias podem optar por se associar a uma das celebrações seguintes (1º e 2º domingo de maio de 2021).

No dia 13 dezembro será celebrada a Confirmação, com os adolescentes que frequentaram o 10º ano ou nos Pousos ou no Vidigal.

O calendário seguinte não foi ainda preparado.

Como se procede em termos sanitários?

Duas catequistas, com formação e experiência no tema, vão preparar um plano de contingência, por forma a se respeitarem rigorosamente todas as medidas sanitárias que em cada instante estiverem em vigor: higiene de mãos, de objetos e de espaços, circuitos seguros, distanciamento social em salas e na igreja, etc.

É fundamental que sejam as famílias a verificar, também o estado de saúde dos seus filhos, dentro dos mesmos princípios que se usa nas escolas ou em atividades similares.

A qualquer instante se alterará esta planeamento, no todo ou na parte, em respeito pelas determinações superiores (entidades públicas civis ou eclesiásticas).

Está previsto proceder-se a algumas alterações na estrutura das salas, para aumentar áreas e respeitar espaçamentos seguros.

Ainda por razões sanitárias, a paróquia assegurará todos os sábados uma outra celebração da Missa, exclusivamente para catequizandos, catequistas e algum dos pais; e assegurará outras celebrações da Missa em horários diferenciados da restante comunidade (nomeadamente aos domingos depois de almoço).

Como se processa a inscrição?

As inscrições estão acessíveis desde já, eletronicamente. O roteiro é o seguinte:

Acede-se a www.aparoquia.com e inicia-se Login no Portal para Paroquianos | Preenche-se o “REGISTO” sem esquecer de escolher a diocese de “Leiria-Fátima”, e, seguidamente, a paróquia “Pousos” | Volte ao site e aceda ao Portal para Paroquianos com as suas credenciais | Opte por “Inscrição na Catequese” | Preencha as secções sobre o Catequizando, os Pais e o Encarregado de Educação, tendo o cuidado de “Guardar” | O processo estará concluído quando receber um email de pré-confirmação.

Na tarde de 26 de de setembro permite-se inscrição presencial, mas apenas para as pessoas que não puderem, de todo, fazê-lo eletronicamente.

Em sala de catequese não se usarão catecismos, mas os catequistas sugerem aos pais que procedam à sua aquisição, como instrumento para se promover, em família o prolongamento do processo paroquial de catequese. Os custos são idênticos ao que se praticou no ano anterior e a liquidação de valores faz-se nos dias de reunião para pais.

Como posso manter a informação atualizada?

www.paroquia-pousos.pt 

https://www.facebook.com/paroquiapousos

pousos@leiria-fatima.pt

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.