Catequistas da Diocese peregrinaram a Fátima

Cerca de duas centenas de catequistas de Leiria-Fátima aceitaram o desafio de dar início ao ano catequético com uma peregrinação ao Santuário de Fátima, no passado sábado, 30 de setembro.

Foi uma forma diferente de viver o habitual Encontro Diocesano de Catequistas (ENDICAT), tendo em conta a particularidade deste ano jubilar do centenário das aparições de Fátima.

Provenientes de 23 paróquias, os 25 grupos de catequistas começaram por se reunir no Calvário Húngaro, nos Valinhos, para darem início à peregrinação com um momento de oração. Depois, seguiram a caminho do Santuário, com três paragens: junto à Loca do Cabeço, no monumento comemorativo da aparição de agosto e numa das estações da Via-Sacra. Em cada paragem, refletiram pessoalmente e em grupo textos das “Memórias” da Irmã Lúcia.

Chegados ao Santuário, uma breve oração em grupo e um tempo individual na Capelinha antecederam a Eucaristia, às 18h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

A Missa foi presidida pelo padre José Henrique, diretor do Serviço Diocesano de Catequese, por impossibilidade da presença de D. António Marto, que deixou a todos uma mensagem de “comunhão de oração” e agradecimento pela missão dos catequistas. Lida na celebração, a mensagem do Bispo diocesano lembrava que “embora por vezes possa ser difícil, educar na fé é maravilhoso” e é uma vocação que “requer amor a Cristo e ao seu povo”. D. António reforçava que “não se trata só de ensinar, mas de guiar ao encontro com Jesus Cristo ressuscitado e vivo, através das palavras e do testemunho”, pelo que “a primeira atitude necessária é cultivar a familiaridade, a intimidade com Jesus”, tendo Nossa Senhora por “modelo”.

Depois do jantar partilhado, os catequistas participaram, ainda, na oração do Terço, na Capelinha, e na procissão de velas.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.