Catequese propõe campanha para preparar a Peregrinação das Crianças

Para ajudar à interiorização do tema e à preparação para a participação na peregrinação, o Secretariado da Peregrinação das Crianças está a propor aos catequistas e educadores cristãos uma campanha a realizar durante o mês de maio.

“Ó Jesus, é por vosso amor” é o tema da Peregrinação Anual das Crianças a Fátima, no próximo dia 10 de Junho. Trata-se da primeira expressão da oração que Nossa Senhora ensinou aos Pastorinhos na Aparição de julho, que constitui o núcleo temático do Santuário para este ano, o quarto do ciclo de preparação para as celebrações do centenário das Aparições em Fátima. Uma oração de oferecimento, que deveriam fazer sempre que fizessem algum sacrifício pela conversão dos pecadores ou para que se minimizasse o mal no mundo. O texto completo é: “Ó Jesus, é por vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria”.

Para ajudar à interiorização deste tema e à preparação para a participação na peregrinação, o Secretariado da Peregrinação das Crianças (SPC) está a propor aos catequistas e educadores cristãos uma campanha a realizar durante o mês de maio, visando “educar as crianças nesta atitude, ajudando-as e fazendo com elas um caminho de reconhecimento de que todos somos chamados a corresponder aos pedidos do Céu”. O lema da campanha é a “reconstrução simbólica do mundo, já muito danificado pelos pecados da humanidade”, propondo que, semana a semana, as crianças olhem o mundo à sua volta e descubram “o que não está bem e torna as pessoas infelizes e longe de Deus”. A partir dessa observação, irão preparar um “tijolo” para “reparar” as brechas que o mal faz no “mundo”, construído com as suas orações, boas obras e sacrifícios. Esses “tijolos” serão usados para reconstruir simbolicamente um “mundo” que precisa de restauração, junto ao altar da celebração Eucarística da Peregrinação.

“Oferecer alguma coisa a alguém supõe amizade, desejo de lhe agradar e uma certa intenção interior de ir ao encontro daquilo que seja o seu desejo”, refere uma nota de divulgação do SPC, adiantando que “as crianças, a exemplo dos Pastorinhos, podem assumir esta atitude de oferecimento a Deus naquilo que é o seu quotidiano e perceber que, com isso, estão a colaborar para que o mundo seja melhor”, como pediu Nossa Senhora.

Os materiais para realizar a campanha podem ser pedidos pelas paróquias ou outros interessados ao Santuário de Fátima (Apartado 31 – 2496-908 Fátima ou 10junho@fatima.pt), ou descarregado no portal www.fatima.pt .

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.