Catequese dos Marrazes prepara Crisma em Fátima

No sábado 23 de abril, 55 jovens do 10.º ano da catequese dos lugares da paróquia dos Marrazes passaram o dia em Fátima, num retiro de preparação para o Crisma, sacramento que irão receber no dia 14 de maio, pelas 16h00, na igreja da Quinta do Alçada.

De manhã com o tema “A felicidade apenas faz sentido se for partilhada”, após a apresentação de cada elemento, os adolescentes divididos em cinco grupos foram convidados pela catequista a abrir uma caixa com um espelho dentro e a falar deles aos colegas através do espelho. Nas várias etapas das atividades nos Valinhos, entre a “Loca do Anjo” e o “Calvário Húngaro”, houve momentos de reflexão e várias leituras, entre as quais, um texto bíblico das bem-aventuranças.

Durante a tarde, as atividades iniciaram pelas 14h30 com a leitura do texto “Livres! Porque é lícito fazer o bem”, e a reflexão sobre o que é verdadeiramente importante. No Centro Pastoral Paulo VI, os jovens ataram as mãos num jogo em que todos os elementos do grupo “negociaram” com as catequistas as tintas com que pintaram as caixas dos espelhos com símbolos de felicidade, união e outros valores, num ato simbólico em que, para terem acesso às tintas, era preciso deixar algo pessoal para trás. O jogo teve o objetivo de dar a perceber que não foi fácil trabalharem agarrados e que é sempre necessário termos um pouco de liberdade para conseguirmos dar o melhor de nós.

No final do dia, os grupos foram à Capelinha das Aparições, onde dedicaram um momento à oração. O retiro terminou na capela da Ressurreição de Jesus, com a Eucaristia preparada pelos jovens, presidida pelo padre Marco Brites e já com a presença dos seus familiares.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress