Casais em retiro renovam o “sim” à vocação ao amor

Um domingo de retiro era a proposta do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da diocese de Leiria-Fátima para o passado dia 17. E foram nove os casais que aceitaram o desafio.

Com a colaboração do diretor do Departamento de Pastoral Familiar, padre José Augusto Rodrigues, usaram esta ocasião para meditar, fazer oração, dialogar em casal e entre casais, e celebrar a Eucaristia. E também para “renovarem o sim que tinham dado na celebração do matrimónio, prometendo amar-se um ao outro em todos os momentos da sua vida”, conta o padre Jorge Guarda, diretor do SAV.

Do programa do retiro, realizado no Seminário de Leiria, fez parte o testemunho de um casal que partilhou com os restantes “como é importante cultivar a espiritualidade conjugal para encontrar em Deus a energia espiritual e a ajuda para a vida de cada dia com os seus desafios e exigências”.

A organização preparou um programa próprio para as crianças, permitindo aos pais estarem disponíveis para esta experiência, sem a preocupação do cuidado dos filhos mais pequenos. Assim, cerca de uma dezena de crianças teve também um domingo diferente, participando depois com os pais no almoço e na Missa final, “irradiando a vitalidade e a alegria que as caracteriza”, refere o padre Jorge.

Refira-se que este retiro se inseriu no programa pastoral do presente ano, dedicado ao testemunho e anúncio do “amor conjugal como dom e vocação”, estando agendada uma nova edição da iniciativa para o próximo dia 27 de abril. Os interessados poderão contactar o SAV para o email sav@leiria-fatima.pt

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress