A Casa do Jovem do Santuário de Fátima reabriu no passado dia 1 de julho num novo espaço, situado na colunata norte do Santuário de Fátima.
A exemplo de anos anteriores, este espaço pretende acolher os jovens que chegam à Cova da Iria e oferecer-lhes uma oportunidade para “aprofundar a fé, descobrir mais sobre Fátima, ou estar com os seus amigos a conversar”, explica a irmã Bernardete de Oliveira, da Aliança de Santa Maria, que coordena a Casa do Jovem.
Com acesso pelo interior do recinto, este lugar dispõe de capela, sala de audiovisual e sala de convívio, o “Bibliotecafé”: com livros, música e atividades várias, onde os jovens podem sentir, simultaneamente, o acolhimento próprio de um lugar mais reservado e a abertura para descobrir e partilhar vivências e aprofundar a mensagem de Fátima.
A capela da Sagrada Família dá apoio à Casa do Jovem, “tem sempre a presença de Jesus para fazer adoração individual ou em grupo, ou mesmo oração, com ajuda de umas pagelas”, adianta a responsável, que considera que o espaço tem muita luz: «a luz natural e a Luz do Senhor».
O espaço recria a paisagem dos Valinhos e foi inspirado nas Aparições do Anjo.
A dinamizar o espaço estará, todos os fins-de-semana, uma equipa de voluntários de várias congregações e movimentos católicos: Aliança de Santa Maria, Servas e Servos do Coração Imaculado de Maria, Oblatas de Maria Virgem de Fátima, Ordem dos Carmelitas Descalços/Jovens Carmelitas, Movimento da Mensagem de Fátima-sector juvenil, SDPJ Leiria-Fátima e Convívios Fraternos Leiria-Fátima.
A Casa do Jovem vai funcionar aos sábados e domingos até ao segundo fim-de-semana de setembro. O horário de funcionamento é das 09h00 às 12h30 e das14h30 às 19h00.