Realizou-se, no dia 28 de dezembro, a assinatura do Protocolo de Equipamento Acolhimento Temporário a Imigrantes (EAT), entre o Centro de Assistência Paroquial de Carvide (CAPC) e o Centro Social de Leiria.
A cerimónia contou com a presença do bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, dos representantes do Instituto da Segurança Social, diretor do Centro Distrital de Leiria, João Paulo Pedrosa e da diretora do núcleo de respostas sociais, Maria do Carmo, da GNR, do representante da União de Freguesias de Monte Real e Carvide e ainda de membros do CAPC (Diretora Técnica, Rita Farinha, elementos da direção e do pessoal), e ainda elementos do Conselho Económico da Paróquia de Carvide.
Trata-se de uma moradia, propriedade do CAPC, que foi restaurada para este efeito e que vai levar até ao máximo de seis residentes.
Tomou a palavra o padre Sérgio, que saudou os convidados e agradeceu a sua presença, além de fazer um breve resumo do que foi pedido ao CAPC e aquilo que foi feito para podermos acolher imigrantes com dignidade.
Também João Pedrosa saudou os presentes e, depois de um breve apanhado sobre a imigração no nosso País e Distrito, agradeceu a resposta dada pelo CAPC ao seu pedido, quando conheceu esta casa, agora cedida, e desafiou a avançar para este protocolo.
O presidente da Câmara de Leiria agradeceu e elogiou a obra feita.
Finalmente D. José Ornelas disse sentir-se contente e chamou a atenção de que é dever da Igreja acolher os imigrantes. Desafiou a que se façam mais estruturas destas, de pequena dimensão, uma vez que dão melhores resultados.
A cerimónia terminou com a assinatura do contrato e uma visita às instalações, servindo-se um pequeno lanche aos presentes.