Os irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Leiria (SCML) foram chamados no passado sábado, 12 de dezembro, a eleger os órgãos sociais.
Apresentaram-se duas listas às eleições: uma encabeçada por Fernando Lopes, provedor em funções, e outra por Carlos Poço (ao centro na foto), até ali vice-provedor. Feita a contagem dos votos, a Lista B saiu vencedora, pelo que Carlos Poço será o provedor da SCML para os próximos 4 anos.
O provedor Fernando Lopes esteve à frente daquela instituição ao longo de vários mandatos. Dentre a obra que deixa, merece especial destaque a reconstrução do Hospital D. Manuel de Aguiar. Atualmente, o hospital integra várias unidades: Cirurgia, Medicina Física de Reabilitação, Consultas Externas, Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica e Cuidados Paliativos e Continuados. Além do hospital, a SCML tem ainda mais três valências principais: o Lar de Nossa Senhora da Encarnação, a Residencial XXI e a Creche Casa Sanches.
No programa da lista vencedora, constavam quatro grandes linhas de ação: abrir à comunidade, valorizar os irmãos, qualificar e humanizar os serviços e humanizar a gestão. “O que pretendemos com o nosso trabalho é que os serviços que a Misericórdia de Leiria presta à sociedade adquiram um alto padrão de qualidade, em consonância com o que prevê o Compromisso da Irmandade, e que a sua missão de solidariedade e de apoio na infância e na velhice, na saúde e na doença, chegue a cada vez mais pessoas”. Agora eleito, o novo provedor Carlos Poço tem diante de si a missão de continuar a fazer desta instituição canonicamente dependente da Igreja diocesana um exemplo de serviço social, alicerçado em valores cristãos.