A Cáritas, com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa, lança, pelo 16.º ano consecutivo, a iniciativa “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, uma ação focada na vivência mais verdadeira dos valores humanos e cristãos da celebração do Natal.
Apesar de se tornar mais ativa no mês de dezembro, a campanha arrancou já no passado dia 18 de novembro, Dia Mundial dos Pobres, e envolve toda a rede nacional Cáritas, com programas específicos em cada diocese, a chamar a atenção para os valores da paz e para a necessidade de se marcar a celebração do Natal com gestos de esperança e solidariedade.
Para além das diferentes atividades, durante os meses de novembro, dezembro e início de janeiro, todos os que quiserem juntar-se à Cáritas, participando na sua missão de estar ao lado dos mais frágeis, poderão adquirir uma vela, pelo valor de 1 euro, nas Cáritas diocesanas, escolas e paróquias aderentes e na cadeia Pingo Doce, que continua a ser parceira desta ação.
Do total de verbas recolhidas, 65% destinam-se a apoiar a ação de cada Cáritas diocesana no seu trabalho de apoio às pessoas necessitadas (no nosso caso, na Diocese de Leiria-Fátima). Os restantes 35% são canalizados para um projeto internacional, este ano o “Nutrir com Esperança”, da Cáritas da Venezuela, que tem como objetivo garantir o acesso à saúde e apoio nutricional a crianças até aos 5 anos e mulheres em situação de gravidez de risco.
A Cáritas mantem ainda a parceria com o Corpo Nacional de Escutas, na celebração da “Luz da Paz de Belém”, que distribui pelos diferentes países da Europa e de outros continentes a chama acesa todos os anos na Gruta da Natividade de Jesus, em Belém. A celebração nacional da chegada da Luz da Paz será na Diocese da Guarda, de onde partirá para todas as outras dioceses do País. Em cada uma delas, depois, será espalhada pelas diversas comunidades, que organizarão as suas próprias celebrações em torno deste grande objetivo de sensibilização e empenho ativo pela paz no mundo.
Mais informações em www.caritas.pt.
LMF