Cáritas pede “duas horas” de voluntariado

“Bastam duas horas”, diz o mote da campanha de angariação de voluntários do projecto “Explica-me” da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima. A iniciativa surgiu em 2015, dinamizada pelo grupo Cáritas Jovem.

São 15 jovens que dão 2 horas semanais de explicações a cerca de duas dezenas de adolescentes do 2.º e 3.º ciclos, vindos de famílias carenciadas e com baixas taxas de sucesso escolar. O objetivo é ajudá-los a criar hábitos de estudo, esclarecer dúvidas curriculares e, sobretudo, contribuir para a sua auto-estima e motivação.

Além do trabalho, desenvolve-se também o convívio e a integração social dos adolescentes, com iniciativas paralelas ao longo do ano. É o caso do projeto “30 por uma linha”, no último sábado de cada mês, com atividades lúdicas e pedagógicas.

Passados três anos, “os resultados são surpreendentes”, refere o grupo, dando como prova o facto de todos os alunos da “turma” de 2016/2017 terem transitado de ano.

No próximo ano letivo, o “Explica-me” arranca a 3 de outubro e espera que os voluntários apareçam até ao dia 15 de agosto. Deverão ser jovens com o 12.º ano concluído, a frequentar o ensino superior, ou com licenciatura, mestrado ou doutoramento, e que a isso juntem “espírito jovem e de entreajuda, sentido de responsabilidade e capacidade critica.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.