Cáritas no combate ao desânimo dos desempregados

A Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima vai aderir à rede GIAS – Grupos de Inter Ajuda Social, promovida pela Cáritas Portuguesa em 2012. O projeto inspira-se no modelo dos grupos de entreajuda e pretende ir ao encontro dos desempregados.

A ideia é replicar a iniciativa por todo país criando assim uma rede de apoio social a pessoas em situação de desemprego.

Nesse contexto, os GIAS pretendem contribuir para a diminuição de sentimentos de isolamento, solidão ou frustração típicos das pessoas em situação de desemprego. A iniciativa assenta numa dinâmica simples: “juntar no mesmo espaço oito a 10 pessoas que atravessam o deserto do desemprego”, conforme explica a Cáritas Portuguesa online. A ideia é “oferecer-lhes periodicamente, durante cerca de duas horas, a possibilidade de partilhar as suas experiências de vida e entre si descobrir e potenciar capacidades para superar uma dificuldade tão real dos nossos dias”.

Depois de uma experiência piloto na junta de freguesia de Santa Isabel, em Lisboa, a ideia está agora estruturada e pronta a ser implementada por todo o País. A Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima prepara-se para aderir à iniciativa e, em parceria com a Intermediar – Associação Mediadores do Oeste, tem já agendada a primeira sessão para o dia 9 de janeiro, às 16h00, nas instalações da Junta de Freguesia de Leiria.

“Com um caminho próprio a descobrir, cada grupo tem a flexibilidade e a possibilidade de se adaptar à sua realidade”, conforme se pode ler no sítio da Cáritas, na internet. A organização disponibiliza um conjunto de materiais que poderão guiar cada grupo e ajudar os respetivos animadores.

Apesar da realidade do País no que toca ao perfil do desempregado estar em grande transformação, o estigma social a ele associado continua a ser fonte de pressão para a pessoa que se vê nessa situação. Por isso, a Cáritas Portuguesa sugere que as reuniões aconteçam em locais e contextos sociais que promovam a interação dos seus membros.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress