Em janeiro de 2015, a Cáritas Jovem lançou o projeto “Explica-me”, que visa ajudar crianças e jovens do 2.º e 3.º ciclos no acompanhamento do estudo escolar.
Especialmente dirigido a estudantes de núcleos familiares mais carenciados, o projeto conta com a participação de 8 jovens que, em regime de voluntariado, querem “partilhar um pouco do seu tempo e saber”, conta a voluntária Inês Martins.
O “Explica-me” decorre todos os sábados, durante o dia, sendo a parte da manhã destinada aos adolescentes que frequentam o 2.º ciclo e a parte da tarde aos que frequentam 3.º ciclo. As explicações desenvolvem-se no Centro de Apoio ao Ensino Superior, espaço cedido pela diocese de Leiria-Fátima, estando já a receber cerca de uma dezena de alunos interessados.
No último sábado de cada mês, os alunos participam no “Nunca + é sábado!”, projeto desenvolvido pelos escuteiros do Agrupamento Santo Agostinho, que visa promover o acesso a atividades lúdico-pedagógicas.
Recordamos que a Cáritas Jovem é um grupo criado pela Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, em junho de 2014, para promover a participação dos jovens em diversas ações sócio caritativas nas áreas da educação, cultura, desporto e bem-estar.
Mais informações em http://caritasjovem.wordpress.com