Cáritas Jovem promove conferências “Escuta-me”

O grupo Cáritas Jovem, ligado à Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, vai promover um ciclo de conferências, nas primeiras sextas-feiras de cada mês, com o lema “Escuta-me”.

Dirigido a jovens e suas famílias, pretende-se que seja um contributo para “o desenvolvimento social, cultural e educacional da comunidade”, facilitando o acesso à informação, fomentando uma participação reflexiva e contribuindo para uma aprendizagem ativa de temas determinantes para o quotidiano”.

No sítio caritasjovem.pt indicam-se como objetivos: “promover o acesso a informação que contribua para o bem-estar físico e psicológico da comunidade; fomentar a partilha de experiências, contribuindo para o envolvimento da audiência no debate; proporcionar à audiência a oportunidade de contactar com oradores especializados nas áreas abordadas”.

A decorrer na aula magna do Seminário Diocesano, às 21h00, a primeira conferência será no dia 2 de outubro, com a participação de Nuno Hélder Silva, sob o tema “Liderança pessoal – caminho para o sucesso”.

 

“Explica-me” continua

2015-09-08 caritas2No início deste ano, o grupo Cáritas Jovem criou o projeto “Explica-me”, que consiste em oferecer explicações escolares gratuitas a crianças de famílias carenciadas. Foram 20 os adolescentes que beneficiaram deste apoio, graças ao voluntariado de 11 jovens que se disponibilizaram para dedicar duas horas semanais a este serviço. Além disso, beneficiaram de outras atividades, como a iniciativa lúdica “Nunca + é Sábado”, no último sábado de cada mês, em parceria com os caminheiros do Agrupamento 1198 Santo Agostinho do CNE.

Contando ainda com a parceira do Centro de Apoio ao Ensino Superior (CAES) da Diocese de Leiria-Fátima, esta ação visa “criar e orientar hábitos de estudo, contribuir para a autoestima e para a motivação dos adolescentes, esclarecer as dúvidas relativas aos conteúdos e trabalhos desenvolvidos nas diversas disciplinas e contribuir para o seu sucesso escolar”.

No ano letivo de 2015-2016, o projeto vai continuar, com início a 3 de outubro. A Cáritas está a convidar todos os jovens maiores de 18 anos, estudantes do ensino superior ou trabalhadores, que queiram oferecer-se para esta ação solidária. “Bastam duas horas semanais para fazeres a diferença na vida de alguns adolescentes”, refere o convite, no sítio do grupo.

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.