Cáritas Jovem organizou um Carnaval diferente

Nos dias 25 a 27 de fevereiro, a Cáritas Jovem da Diocese de Leiria-Fátima organizou um fim de semana muito especial para cerca de três dezenas de adolescentes. Com um variado programa de atividades lúdico-pedagógicas, o objetivo era promover a integração social de adolescentes de famílias carenciadas com outros colegas da mesma idade.

É o quarto ano em que se organiza este “Equipa-te”, mas foi a primeira vez no Centro de Atividades ao Ar Livre de Alvados. Participaram 27 adolescentes, entre os 12 e os 15 anos de idade, de diversas paróquias da Diocese, contando com a animação de 11 monitores voluntários. Foram três dias de pura diversão, organizados em oito atividades, desde a descoberta do grupo e do monitor, quebra-gelo, estafetas, jogos noturnos, jogos de 1 minuto, ‘peddy-paper’, musicalíssimos e jogos de objetivos. E não faltaram momentos de oração, antes das refeições e ao final do dia, bem como a Eucaristia. “Estes dias podem ser descritos como uma ‘salada de emoções’ e, apesar do cansaço, os sentimentos que prevalecem são a alegria, a união e a cooperação”, refere Nelson Costa, técnico da Cáritas Diocesana.

Joana Ferreira, uma das voluntárias, conta que “embora cansativo e verdadeiramente arrasador em termos físicos, o ‘Equipa-te’ deu-me a oportunidade de conhecer, conviver e aprender, obrigou-me a exceder limites, a sair da minha zona de conforto e a encarar obstáculos que no final de ultrapassados se tornaram apenas traços do meu percurso”. Admite ainda que aderir a este projeto de voluntariado “não foi só uma escolha acertada, foi também uma das decisões mais importantes que já tomei” e que “valeu a pena deixar as máscaras e os disfarces de lado”.

Quem também deixou algo de lado foi Ana Maria, que fazia anos num daqueles dias e abdicou de uma possível festa com amigos para responder ao convite que viu no Facebook. Sem saber o que lhe seria pedido e com algum receio à mistura, acabou a confessar que “foi uma excelente decisão” pela “experiência completamente nova, completamente positiva, completamente renovadora” em que “saí de coração cheio”.

Outro dos voluntários foi Bruno Ferreira, já habituado ao ambiente das colónias de férias da Cáritas. Nestas experiências, “são as dificuldades e alegrias que nos levam aos limites e nos fazem conhecermo-nos melhor”. E é isso que “nos molda lentamente”, conclui.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.