Cáritas iniciou campanha de Natal

Cerca de setecentas pessoas passaram pela festa solidária que a Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima promoveu, no passado fim de semana de 21 e 22 de novembro, no Mercado de Sant’Ana, em Leiria.

O programa abriu na tarde de sábado, com uma demostração de culinária pela Escola de Hotelaria de Fátima e animação musical. Mas o dia forte foi o domingo, a começar bem cedo com a 2.ª edição da Caminhada Solidária. “Nem a chuva demoveu as cerca de 250 pessoas que quiseram associar-se a esta causa”, refere Nelson Costa, técnico da instituição promotora, sublinhando o “simbolismo da iniciativa, que levou pelas ruas da cidade a alegria dos participantes e a solidariedade para com os mais necessitados”.

Não faltou, depois, o retempero de forças com um almoço de convívio a que se juntaram muitos outros amigos da Cáritas Diocesana. Durante a tarde, os presentes tiveram a oportunidade de assistir a diversas atuações, desde a precursão, à dança, passando pelo canto e pela música filarmónica. Neste espaço emblemático do coração da cidade leiriense, funcionaram diversos espaços durante todo o fim de semana, como a quermesse, a venda de artesanato, roupa, livros e brinquedos, um espaço infantil e uma zona de bar.

Esta é a terceira vez que a Cáritas promove esta festa, com o mote “A solidariedade brilha no Mercado de Sant’Ana”. Este ano, o evento contou com a colaboração de 55 voluntários e o apoio de 24 empresas e instituições da região. “A todos agradecemos o contributo para o sucesso de mais uma edição”, afirma Nelson Costa, apontando como resultado já apurado o valor de 3.600 euros. Esta verba, como os outros donativos que chegam à Cáritas, “será canalizada para os projetos sociais desenvolvidos por esta instituição da Igreja diocesana”.

 

“10 milhões de estrelas”

Este evento serviu para assinalar em festa o arranque de mais uma edição da operação “10 milhões de estrelas – um gesto pela paz”, que a Cáritas Internacional promove em todo o mundo, por ocasião do Natal, com a colaboração de milhares de Cáritas nacionais e diocesanas.

Além das diversas iniciativas solidárias promovidas a nível local durante o Advento, como foi o caso desta festa em Leiria, a expressão mais visível desta campanha é o acendimento de uma pequena vela na noite de Natal, nos lares de todo o mundo que aderiram à campanha. “A simbologia da humildade de uma pequenina vela acesa quer dar visibilidade à esperança universal, evocada na noite de Natal, de um mundo de paz, mais justo e, necessariamente, mais solidário”, refere a organização.

Cada vela custa 1 euro e pode ser adquirida na sede da Cáritas de Leiria, na loja da Gráfica, junto à Sé, no Seminário Diocesano, no Santuário de Fátima, nas paróquias e nas lojas Pingo Doce, bem como em muitos outros locais parceiros da iniciativa.

Peregrinação Diocesana a Fátima
5 de Abril
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress