A Cáritas Portuguesa já angariou mais de 77 mil euros para auxiliar as populações filipinas vítimas do furacão Haiyan. Também o Santuário de Fátima vai apoiar as populações mais afetadas pela passagem do furacão Haiyan com 19.539 euros.
No dia 8 de novembro de 2013, o furacão Haiyan devastou a região central do arquipélago das Filipinas, destruindo mais de um milhão de casas e causando cerca de 8 mil mortos ou desaparecidos. O tufão foi considerado um dos mais fortes em terra e o segundo desastre natural mais mortífero da história recente das Filipinas. Causou prejuízos na ordem dos 12,9 mil milhões de dólares (9,4 mil milhões de euros).
A Cáritas está no terreno através da Cáritas das Filipinas e de outras organizações da Igreja Católica. Depois do tufão, a Cáritas Portuguesa enviou logo um donativo de emergência de 25 mil euros para a confederação internacional da organização católica. A verba foi aplicada “na resposta direta à população local nomeadamente para alimentação, água, cuidados de saúde e tendas”.
Em nota disponível na sua página de internet, a Cáritas Portuguesa explica que a organização “vive de perto a situação nas Filipinas através da Cáritas naquele país e da Caritas Internationalis”. “Acompanhamos o trabalho local de apoio a todos os cidadãos que passam por necessidades”, refere.
A iniciativa decorre no âmbito da campanha nacional “Cáritas Ajuda Filipinas”, em vigor até dia 20 de fevereiro. Os interessados em colaborar nesta campanha poderão fazer o seu donativo, até dia 20 de fevereiro, através da conta com o nome “Cáritas Ajuda Filipinas” com o NIB: 0036 0324 99100012156 23.
Natal solidário no Santuário de Fátima
Também o Santuário de Fátima vai apoiar as populações filipinas mais afetadas pela passagem do furacão Haiyan com 19.539 euros. A verba resulta da Campanha de Natal do ano de 2013 que, conforme anunciado no início do passado mês de dezembro, será enviado, através da Cáritas, para as Filipinas.
Em nota de imprensa, o padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, “agradece reconhecido e sensibilizado a participação generosa dos peregrinos e visitantes do Santuário de Fátima nos ofertórios realizados no âmbito desta campanha de solidariedade e faz votos de que o donativo possa contribuir para a resolução de algumas das situações de maior emergência”. Recorde-se que a campanha de Natal abrangeu os ofertórios das missas oficiais de Natal, Ano Novo e Epifania.
Refira-se ainda que, para a mesma causa, o Santuário de Fátima enviou um primeiro donativo em dezembro, também através da Cáritas.