Cáritas e instituições sociais preparam Dia Mundial dos Pobres a 19 de novembro

http://lefa.pt/?p=5561

A Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, conferências vicentinas, centros sociais paroquiais e um representante da Misericórdia de Leiria reuniram-se, na passada sexta-feira, dia 20 de outubro, no Centro Pastoral Diocesano, em Leiria, para debater formas e atividades para assinalar o primeiro Dia mundial dos Pobres, criado e marcado pelo Papa Francisco para o penúltimo domingo do ano litúrgico, que ocorre no próximo dia 19 de novembro.

De entre as ideias partilhadas surgiram: incentivar o convite de pessoas e famílias a algum pobre para uma refeição juntos; o envolvimento dos jovens no contacto, ajudas pessoais, angariação e distribuição de bens segundo as necessidades das pessoas desfavorecidas; trabalhar em rede de comunicação e colaboração nos serviços prestados às pessoas carenciadas; trabalhar o conceito de pobre com as crianças, os adolescentes e os jovens nas instituições educativas e nas catequeses; promover a aproximação e a convivência com os pobres com iniciativas adequadas.

Como conclusão ficou o encargo dos presentes em pensarem formas e iniciativas locais de assinalar o dia, em conformidade com a mensagem do Papa para o efeito, e comunica-las à Cáritas Diocesana. Esta, por sua vez, tomará também alguma iniciativa, nomeadamente para a informação e sensibilização da população, especialmente nas comunidades paroquiais. O jornal PRESENTE também dará destaque ao referido Dia.

Na sua mais recente Carta Pastoral “A alegria de ser Igreja em missão”, o bispo D. António Marto, citando o Papa sobre este novo Dia Mundial, escreve: “Este evento «ajudará as comunidades e cada batizado a refletir como a pobreza está no coração do Evangelho e sobre o facto de que até quando o pobre Lázaro jaz à porta da nossa casa, não poderá haver justiça nem paz social» (MM 21). No passado dia 13 de junho, o Papa escreveu uma mensagem onde pede a todos os fiéis sem exceção que se comprometam para que com este Dia Mundial dos Pobres se instaure uma tradição que seja uma contribuição concreta para a evangelização no mundo contemporâneo. Peço às diferentes comunidades e serviços diocesanos que, em articulação com a Cáritas, identifiquem e tomem iniciativas oportunas para concretizar os objetivos deste Dia.” (n. 12).

A reunião foi convocada pelo diretor do Departamento diocesano de Pastoral Social, padre Jorge Guarda.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress