Cáritas de Leiria pede fraldas, leite, lençóis… para levar aos desalojados pelos incêndios

http://lefa.pt/?p=4736

A Cáritas de Leiria-Fátima está a pedir bens para levar com urgência às famílias desalojadas, vítimas dos incêndios na região de Pedrógão Grande. Medicamentos estão no topo da lista.

Eis a lista divulgada:

MAIS URGENTE:
• Gaze gorda
• Biafine
• Inadine
• Bepanthene Plus
• Bepanthene gotas oftálmicas
• Soro fisiológico (embalagens grandes – 500 ml; 1000 ml)
• Água oxigenada
• Máscaras naso-bocais
• Ben-u-ron

RESTANTES BENS NECESSÁRIOS:
– Fraldas de criança e adulto;
– Papel Higiénico;
– Toalhetes;
– Papas para bebés;
– Leite em lata para bebés;
– Produtos de Higiene pessoal.

Qualquer dúvida ou esclarecimento poderá ser dado através dos seguintes contactos: 244 823 692 ou leiria@caritas.pt.

 

No terreno desde a primeira hora

Assim que soaram os alarmes, ao final do dia de sábado, e começou a perceber-se a dimensão da tragédia dos incêndios no Pedrógão Grande e concelhos vizinhos, várias estruturas de solidariedade e voluntariado entraram em ação. Seja em ação no terreno, seja na angariação de ajuda à distância, a habitual ajuda das instituições e dos portugueses não se fez esperar. Uma delas foi a Cáritas Portuguesa, que de imediato começou a recolher bens essenciais para uma resposta de urgência às necessidades prioritárias, como é o caso dos bens acima indicados. Visam, sobretudo, socorrer as centenas de pessoas que estão desalojadas e acolhidas em centros temporários.

Como é óbvio, as Cáritas Diocesanas mais próximas (Leiria e Coimbra) estão mobilizadas para o acompanhamento mais próximo e transporte desses bens, sendo os locais mais indicados para a entrega por parte de quem queria ajudar.

Porque é uma resposta de emergência, não há condições de se fazer qualquer tipo de triagem, pelo que se apela a que todos os bens estejam em condições de utilização imediata.

Em comunicado, a Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima informa que já enviou para o Pedrógão Grande 1500 peças de roupa, entre atalhados, lençóis, roupa de criança e adulto e calçado. Foram ainda entregues aos bombeiros que atuam no terreno 20 colchões tripartidos. 

 

Conta solidária

Paralelamente, a Caritas Portuguesa avançou com uma ajuda de 200 mil euros para a ação imediata e abriu uma conta solidária para as vítimas dos incêndios no norte do distrito de Leiria, intitulada “Conta Solidária | Cáritas com Portugal abraça vítimas dos incêndios”.

Também a Cáritas de Leiria-Fátima se associou com 10.000 euros, a Cáritas de Coimbra com 100.000 euros e a Cáritas de Viana do Castelo com 5.000 euros.

Quem desejar contribuir poderá fazer transferência para o IBAN PT50 0035 0001 0020 0000 7305 4.

(notícia atualizada às 11:00 de 20/06)

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress