Cáritas “brilha” no Mercado Sant’Ana

“A solidariedade brilha no Mercado Sant’Ana” é o mote do evento que vem assinalar o lançamento da operação “10 milhões de estrelas – um gesto pela paz” na diocese de Leiria-Fátima, no dia 24 de novembro.

A decorrer das 14h30 às 20h00, no Mercado Sant’Ana, em Leiria, esta iniciativa da Cáritas Diocesana contará com momentos de dança e música, proporcionados por diversas escolas e grupos corais. No espaço, haverá ainda petiscos, doçaria e uma feira solidária, para além da já tradicional venda de velas.

Num tempo de crise e com o aumento dos pedidos de ajuda, a Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima convida toda a comunidade a participar nesta iniciativa, cujas receitas reverterão para o apoio aos cidadãos, através das ações sócio-caritativas da instituição.

 

“Um gesto pela paz” com 20 anos

A operação “10 milhões de estrelas” nasceu em França, na comunidade de Annecy, em 1984. Num forte apelo à paz, a iniciativa marcava então o tempo do Advento. Com uma adesão ímpar e de um significado especial, a campanha depressa ganhou adeptos noutras comunidades e, em 1991, alargou-se a todo o país, passando a organizar-se no período do Natal.

Em 2002, a operação ganha autonomia e estende-se a outros países, sendo replicada por cerca de 60 Cáritas europeias, que em conjunto promovem ações para a iluminação de diversos espaços públicos. No ano seguinte, em 2003, alastra-se ao resto do mundo, dando visibilidade ao empenho da rede Cáritas a favor da paz e da solidariedade.

Portugal aderiu à iniciativa nesta altura. Em 2003, várias Cáritas diocesanas responderam ao apelo lançado pela estrutura portuguesa para implementar esta operação no País. Leiria-Fátima foi uma das que aderiu desde a primeira hora.

Hoje, como nessa altura, o propósito continua a ser a consciencialização da população para a importância dos valores da justiça, da solidariedade e da paz.

A campanha propõe ainda à sociedade uma vivência cristã da celebração do Natal, contrariando uma visão meramente consumista da época e relembrando o seu verdadeiro sentido: a alegria do nascimento do Deus Menino, o Príncipe da Paz.

Com esta campanha, a Cáritas desafia cada cidadão a adquirir uma vela e a acendê-la em nome da paz. Assim, em cada uma das dioceses portuguesas, esta vela simboliza a adesão da população portuguesa à causa da paz.

 

“10 milhões de estrelas” em jogo

Inspirada nesta campanha, a Cáritas disponibiliza um jogo para iPad, iPhone ou Android. O objetivo é simples: movimentar uma vela e apanhar o máximo de estrelas que vão surgindo sem tocar nas bolas azuis que vêm dificultar a tarefa. Para aumentar o interesse do jogo, existem dezenas de objetivos a atingir, assim como poderes especiais que se conquistam com a troca de estrelas.

Com três modos de jogo diferentes, este entretenimento é aconselhado a jogadores de todas as idades. A aplicação é gratuita, com o objetivo de que os utilizadores contribuam para a divulgação desta e de outras campanhas de solidariedade. 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.