Lisboa, 13 set 2025 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, rezou este sábado junto ao memorial popular do acidente no Elevador da Glória, em Lisboa, homenageando as vítimas da tragédia ocorrida a 3 de setembro.
No início da Calçada da Glória, junto à Praça dos Restauradores, Parolin evocou “um dever humano e cristão” de oração e proximidade. “Rezamos pelos que perderam a vida, para que Deus os acolha na sua morada, e pelos feridos e respetivas famílias, para que encontrem forças na fé e na solidariedade dos que os acompanham”, afirmou, citado pelo Patriarcado de Lisboa. O cardeal recordou ainda os profissionais de saúde e as equipas de socorro, pedindo a Deus que os recompense pela dedicação no cuidado e apoio às vítimas.
O momento de oração decorreu diante de uma coroa de flores brancas e amarelas, depositada no local, e foi sublinhado como expressão da vontade pessoal do secretário de Estado da Santa Sé. Acompanharam Parolin o patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, o encarregado de Negócios da Nunciatura, monsenhor José António Teixeira Alves, e outros representantes da Igreja e da autarquia, entre os quais o bispo auxiliar D. Alexandre Palma.
O Papa Leão XIV já tinha manifestado a sua proximidade, através de mensagem enviada ao patriarca de Lisboa, transmitindo condolências às famílias enlutadas e assegurando a oração pelas vítimas mortais, feridos e todos os envolvidos nas operações de socorro.