O cardeal D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, foi hoje (06-10-2018) nomeado pelo Papa Francisco como membro do “Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida”.
Este é um dos departamentos da Cúria Romana, criado pelo Papa Francisco com o documento ‘Sedula Mater’, de 15 de agosto de 2016, reunindo num mesmo organismo as competências e funções dos então extintos Pontifício Conselho para os Leigos e Pontifício Conselho para a Família.
Na altura da sua nomeação como cardeal, D. António Marto afirmara a sua disposição de “ser parceiro do Papa Francisco no processo de reforma da Igreja” e a sua “inteira disponibilidade” para o que lhe viesse a pedir como colaboração. Sobre algum trabalho em concreto, indicava alguns temas “apaixonantes”, como a família, os jovens e a “purificação da Igreja”, para que seja “simples, acolhedora, dialogante com todos os quadrantes sem perder a identidade cristã, construtora de pontes onde hoje se levantam novos muros entre as pessoas e os povos”.
Parece ter acertado e, em declarações ao jornal Presente, comentava hoje que recebeu a notícia “com surpresa e alegria”, mantendo o mesmo espírito de “abertura à colaboração” que lhe venha a ser pedida no Dicastério de agora integra.
LMF