Cardeal D. António Marto acompanhou padres mais novos em passeio

O Bispo de Leiria-Fátima, cardeal D. António Marto, acompanhou oito padres da Diocese num passeio a Lisboa, no dia 5 de julho. Trata-se de uma iniciativa promovida anualmente pelo Serviço de Apoio ao Clero, destinada aos padres ordenados nos últimos 10 anos.

A primeira paragem foi na igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, cujo pároco acolheu o grupo e fez de guia para dar a conhecer e ajudar à apreciação do novo, moderno e belo templo da paróquia do Parque das Nações.

Seguiu-se a visita à exposição “Na rota das catedrais”, patente no Palácio Nacional da Ajuda, onde estão três peças da catedral de Leiria. Os anfitriões e guias competentes que orientaram a visita foram o subdiretor geral da Cultura e o diretor do Palácio. A visita deixou a todos muito agradados pelas peças e pelo modo como estão patentes. São verdadeira catequese sobre a catedral e o seu significado em cada diocese.

Por fim, o grupo foi a Almada, ao Vale de Acór, uma instituição que acolhe e cuida de pessoas que sofrem de dependências de drogas e álcool. Aí foram recebidos pelo responsável, padre Pedro Quintela, colaboradores e utentes, sendo alguns da diocese de Leiria-Fátima. Conheceram as pessoas e o trabalho de recuperação e reinserção social que ali é feito, ouviram testemunhos e celebraram a Missa. Por fim, foi-lhes oferecido um lanche com produtos produzidos na instituição. “Apreciámos muito o trabalho terapêutico feito nesta casa e o amor com que se cuida das pessoas em fragilidade”, referiu um dos participantes.

Na homilia, D. António Marto, agradeceu o acolhimento e testemunho e, partindo da Palavra de Deus escutada, deixou a mensagem de que “cada pessoa é olhada e tratada por Deus como filha amada, tal qual ela é. Esta é a nossa maior dignidade, que nunca perdemos. Deus sempre perdoa e diz a cada um de nós, através de Jesus: «levanta-te e caminha». Sempre temos oportunidade de renascer e viver uma vida digna”.

No regresso, os visitantes partilharam a satisfação pelo dia e por quanto nele viveram juntos, como oportunidade de enriquecimento para a sua vida e ministério sacerdotal.

P. Jorge Guarda, diretor do Serviço de Apoio ao Clero

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.