Cantate Domino em concerto na Sé de Leiria

No domingo 28 de dezembro, às 16h00, a Sé de Leiria vai acolher o concerto “Cantate Domino”, pelo grupo vocal de câmara “Capela Nova”, sob a direção do mestro Fernando Pinto.

Com a participação especial de João Santos, organista titular desta catedral e do Santuário de Fátima, o concerto apresentará 10 obras corais de autores contemporâneos e do período pré-barroco, como James MacMillan, Heinrich Schutz, Arvo Pärt, Johann Sebastian Bach, Gabriel Jackson, Jean Langlais e Claudio Monteverdi.

Na página de facebook do maestro, refere-se que “o tema não se confina à vivência da época natalícia, mas percorre outras dimensões da vida cristã, como o culto eucarístico, Maria e os Santos, que o Natal ilumina, numa pluralidade simbólica semelhante à de um vitral, mas integrada e sedimentada no louvor que a mensagem jubilosa do salmo 96, visitado por tantos compositores ao longo da história da música ocidental, continua a suscitar ao nosso tempo”.

O coro “Capela Nova”, composto por 18 cantores, iniciou a sua atividade em outubro de 2010, visando “promover um espaço de fruição estética e espiritual em torno da música coral de inspiração religiosa do séc. XX, com algumas incursões também nos reportórios renascentista e romântico”.

O concerto irá repetir-se na igreja de S. Tomás de Aquino, em Lisboa, à mesma hora, no sábado 10 de janeiro.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.