Sob o tema “Não fostes vós que me escolhestes, fui Eu que vos escolhi a vós… (Jo 15, 16), os possíveis candidatos ao diaconado permanente da Diocese de Leiria-Fátima e esposas, 27 pessoas no total, fizeram o seu retiro espiritual de discernimento da própria vocação, de 4 a 6 de julho, no Seminário de Leiria, orientados pelo padre Pedro Viva. Durante a atividade, fizeram oração pessoal e comunitária, meditações, celebração da Eucaristia e diálogos pessoais com o padre orientador. Segundo expressões de alguns deles, foi um tempo muito luminoso e enriquecedor.
A última manhã foi dedicada a tratar de questões mais humanas. Orientou o trabalho o psicólogo clínico Dr. Manuel Carreira, que, recorrendo a alguns testes, ajudou os participantes a darem-se conta de algumas marcas da sua personalidade, de modo a saberem aceitar-se como são no processo de discernimento da própria vocação para o serviço dos outros.
O retiro foi organizado e teve também a participação de membros do Serviço diocesano para o Diaconado Permanente. Os possíveis candidatos devem agora fazer um relatório do percurso pessoal feito no processo de discernimento e comunicar a convicção a que chegaram, no sentido de continuar ou não o caminho iniciado. O relatório será avaliado pelo mencionado Serviço Diocesano, que comunicará ao bispo diocesano o seu parecer. Havendo condições e decisão para a continuidade, o passo seguinte será o pedido ao bispo diocesano de admissão a candidato ao diaconado permanente, que será selado com uma celebração litúrgica, presidida pelo bispo diocesano. Esperamos que possa acontecer no início do próximo ano pastoral.