No ano em que a Canção Nova completa 45 anos de fundação no Brasil, a comunidade celebra seus 25 anos em Portugal com um programa especial no Santuário de Fátima no dia 25 de novembro. Atividades que contarão com a presença de Frei Gilson, do instituto religioso Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo; do presidente da Canção Nova, Pe. Wagner Ferreira; e demais membros da comunidade.
Confira a programação:
18h30 – Terço na Capelinha das Aparições, com Pe. Uélisson Pereira (Canção Nova) e Frei Gilson;
21h – Noite de Oração, na Basílica da Santíssima Trindade, com Frei Gilson e Comunidade Canção Nova.
Outro grande momento de celebração será o “Hosana Portugal”, a realizar-se no Centro Pastoral Paulo VI, nos dias 24, 25 e 26 de novembro. Contudo, apenas poderão participar aqueles que se inscreveram previamente e não será permitida a entrada de pessoas que não tenham as pulseiras de acesso.
Além de Frei Gilson, Pe. Wagner Ferreira e Comunidade Canção Nova, o “Hosana Portugal” contará com a presença do bispo de Leiria- Fátima, que irá presidir a Eucaristia no sábado; e de Pe. Miguel Quissola. No domingo, um dos momentos marcantes será uma homenagem ao fundador da Canção Nova, Pe. Jonas, Abib, falecido no dia 12 de dezembro de 2022.
25 anos na Terra de Santa Maria
A Comunidade em Portugal teve início em Calvaria de Cima, Diocese de Leiria-Fátima. Pouco tempo depois, foi para Fátima. Ainda nos inícios, em 2001, teve uma presença na Diocese de Portalegre-Castelo Branco, mas o começo dos trabalhos da TV exigiu um maior número de missionários e foi preciso deixar a diocese.
A Canção Nova em Portugal é a maior missão da comunidade fora do Brasil e realiza atividade de evangelização através dos meios de comunicação (TV, rádio e internet), eventos, livrarias em Fátima, Lisboa e Évora, além de atividades pastorais e missionárias. No país, são membros da comunidade cerca de 60 pessoas de diferentes nacionalidades, entre portugueses, brasileiros e angolanos.
A Comunidade Canção Nova e suas origens
A Canção Nova é uma comunidade carismática católica, fundada por Pe. Jonas Abib a 02 de fevereiro de 1978. É reconhecida pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida como Associação Internacional Privada de Fiéis e tem a sua sede na cidade de Cachoeira Paulista, Diocese de Lorena, em São Paulo.
A Comunidade é um corpo associativo de fiéis cristãos formado de mulheres e homens; jovens e adultos; solteiros, casados e celibatários, sacerdotes e diáconos, que assumem a vivência mais radical da consagração a Deus feita no Batismo e na Crisma, em função do apostolado, numa vida em comunidade, conforme o estado de cada um. Tal vivência inspira-se na prática dos conselhos evangélicos, adaptada à vida secular.
O fundamento da Comunidade Canção Nova é o Evangelho: viver e comunicá-lo de maneira integral, na eficácia do Espírito Santo, enquanto esperam e apressam a vinda gloriosa do Senhor.
Além da atuação em Portugal e em diversas cidades brasileiras, a Canção Nova possui frentes de missão nos Estados Unidos, Paraguai, França, Itália, Moçambique e Terra Santa.