“Caminhos Marianos” é roteiro para peregrinos da religião ou forasteiros da cultura

“Caminhos Marianos” é o título do roteiro publicado no âmbito de uma parceria estabelecida entre o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja (SNBCI) e o Turismo de Portugal, cuja apresentação pública aconteceu a 26 de maio, na igreja dos Grilos, no Porto, ocasião em que também foram apresentados o roteiro “Caminhos de Santiago” e um “Guia de Boas Práticas de Interpretação do Património Religioso”.

Na apresentação desta iniciativa, Sandra Costa Saldanha, diretora do SNBCI, sublinhou que os roteiros dão a conhecer um património religioso “riquíssimo”, com “elevada relevância” devocional, cultural e artística.

No que respeita, em concreto, ao roteiro “Caminhos Marianos”, onde também tem espaço uma referência para Fátima, o autor do roteiro, Marco Daniel Duarte, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, destaca que “Portugal é, nas expressões da fé e nas expressões da cultura, território de Santa Maria, uma constelação de incontáveis luzeiros, compostos por ermidas, igrejas, santuários, altares e outros monumentos de ordem diversa e com expressão física diferenciada”.

A publicação é apresentada desta forma: “Os Caminhos Marianos constituem, assim, mais do que um mapeamento desses pontos geográficos, um roteiro que pretende fomentar a peregrinatio dos diferentes tipos de ‘romeiros’ do século XXI. Não pretende favorecer tão-somente uma visita a imagens de devoção, mas contribuir para a fruição de todo um conjunto de construções que proporcionam uma interpeladora experiência, normalmente, decorrente dessas imagens cultuadas, na maioria dos casos, consideradas milagrosas e que são veneradas no contexto de uma excecional paisagem natural e de uma singular paisagem edificada”.

Para Marco Daniel Duarte, o que se propõe vai também para além do simples percurso pelo território português: “Ao percorrer os Caminhos Marianos, o viajante, seja peregrino da religião ou forasteiro da cultura, fará o trilho por uma estrada marcada pela cultura religiosa e artística de um País que, desde cedo, se sentiu, de forma especial, território de Santa Maria. É um estímulo para encetar uma viagem pela história, arte e memórias do culto mariano em Portugal, num território em que, de múltiplas formas, a Mãe de Deus é venerada e intitulada”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.