![](https://www.leiria-fatima.pt/wp-content/uploads/2020/01/Caminheiros-celebram-São-Paulo-com-raide-1024x436.jpg)
No sábado, dia 25 de janeiro, celebrou-se o dia de São Paulo, patrono dos Caminheiros. A Equipa de Apoio à IV Secção (EAQS), organizou uma atividade para festejar este dia, que contou com cerca de 30 participantes. A atividade teve início no sábado à noite, junto às Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha e terminou no Reguengo do Fetal. Numa primeira parte, em tribo, os caminheiros foram desafiados, tal como São Paulo no caminho para Damasco, a fazer um percurso na escuridão, ou seja, de olhos vendados, até à Quinta do Escuteiro. De seguida, na Quinta do Escuteiro, realizou-se uma Vigília, que teve como tema a Conversão de São Paulo. Terminada a vigília, as tribos seguiram em raide para o Reguengo do Fetal. As três tribos seguiram caminhos diferentes, e cada tribo ao longo do raide viveu uma viagem de S. Paulo. Uma tribo seguiu caminho pela Galácia, outra seguiu por Corinto e outra seguiu para Filipos. Por último, no fim das suas viagens S. Paulo dirigiu-se para Roma, o mesmo aconteceu nesta atividade, e os caminheiros chegaram a Roma (Reguengo do Fetal).
Nesta atividade, os caminheiros tiveram oportunidade de perceber as diferentes adversidades que S. Paulo viveu no seu caminho e apesar dos contratempos que teve de ultrapassar foi ao chegar a Roma que se deteve perante a sua maior adversidade: foi feito prisioneiro. Mas mesmo prisioneiro, não deixou de anunciar o Evangelho. Mesmo preso, continuou a receber todos aqueles que o procuravam, não só a ele, mas a Cristo também. É foi com este desafio que acabou a atividade “S. Paulo teve a capacidade de fazer com que as adversidades se tornassem em oportunidades.
Pega nas tuas próprias adversidades e torna-as em oportunidades, caminhando sempre nos Rumos do Homem Novo!”. Houve ainda tempo para um arraial no final da atividade.