“Caminheirismo” celebra centenário

No passado dia 25 de janeiro, dia da Conversão de S. Paulo, o Corpo Nacional de Escutas iniciou a comemoração do centenário do Caminheirismo (escuteiros dos 18 aos 22 anos de idade).

Criado oficialmente em 1918, teve como objetivo proporcionar também aos jovens mais velhos a experiência do escutismo, que já educava jovens mais novos há mais de uma década.

Fora da região de Leiria-Fátima, para além de uma grande participação em atividade nacionais e internacionais, existe um grande envolvimento por parte dos caminheiros em clãs académicos e universitários.

Segundo Adriana Tavares (na foto), caminheira da região de Leiria-Fátima e membro do clã universitário de Aveiro, “os focos são principalmente fomentar a interação entre os seus elementos e planear atividades que complementem ao máximo aquelas que todos já vivem nos clãs de origem”. Acrescenta que, “se desenvolvem momentos de partilha para perceber como pessoas de regiões diferentes dinamizam as suas atividades”. Para quem estuda fora, esta é uma excelente maneira de manter o contacto com o escutismo, mesmo durante longos períodos longe de casa.

Para além de Aveiro, a nossa região tem representação nos clãs universitários de Castelo Branco, Coimbra, Lisboa e Porto.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.