“Caminheirismo” celebra centenário

No passado dia 25 de janeiro, dia da Conversão de S. Paulo, o Corpo Nacional de Escutas iniciou a comemoração do centenário do Caminheirismo (escuteiros dos 18 aos 22 anos de idade).

Criado oficialmente em 1918, teve como objetivo proporcionar também aos jovens mais velhos a experiência do escutismo, que já educava jovens mais novos há mais de uma década.

Fora da região de Leiria-Fátima, para além de uma grande participação em atividade nacionais e internacionais, existe um grande envolvimento por parte dos caminheiros em clãs académicos e universitários.

Segundo Adriana Tavares (na foto), caminheira da região de Leiria-Fátima e membro do clã universitário de Aveiro, “os focos são principalmente fomentar a interação entre os seus elementos e planear atividades que complementem ao máximo aquelas que todos já vivem nos clãs de origem”. Acrescenta que, “se desenvolvem momentos de partilha para perceber como pessoas de regiões diferentes dinamizam as suas atividades”. Para quem estuda fora, esta é uma excelente maneira de manter o contacto com o escutismo, mesmo durante longos períodos longe de casa.

Para além de Aveiro, a nossa região tem representação nos clãs universitários de Castelo Branco, Coimbra, Lisboa e Porto.

Notícias escutistas!

Se quiseres receber no teu e-mail e em tempo real as notícias sobre o escutismo da Região que publicamos aqui, subscreve a nossa newsletter
Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress