Calvaria visitou o Seminário de Leiria

No passado sábado, dia 18 de junho, um grupo de cerca de 50 crianças, adolescentes e catequistas dos centros da Calvaria e de São Jorge foram visitar o Seminário de Leiria.

Depois da paróquia ter recebido a visita do Seminário, no princípio do mês de maio, tendo ficado o convite para retribuir a visita, foi agora o momento de a concretizar com aqueles que aceitaram o desafio de passar uma tarde de sábado diferente.

Em dois grupos, começou-se com um itinerário pelo interior e exterior do edifício… Visitou-se o campo da bola e o bosque à volta do Seminário, mas também a igreja, a biblioteca, a aula magna, as salas de formação e dos serviços que funcionam no Centro Pastoral Diocesano, passou-se por algumas capelas, refeitórios, recreios…

E durante esse tempo, os padres José Augusto e Manuel Henrique foram explicando para que serviam agora os diferentes espaços, mas também o que eram anteriormente, antes das obras, e quando havia muitos seminaristas que ali viviam. Explicaram também o que fazem os diversos serviços que agora têm a sua sede no edifício do Centro Pastoral Diocesano.

Depois, juntou-se todo o grupo para um tempo de reflexão: a partir de um pequeno filme, falar um pouco sobre a vocação sacerdotal, a missão dos padres, e escutar também o testemunho do Rui Ruivo que disse como tinha surgido nele a ideia de poder ser padre, e todo o caminho de formação que ainda está a fazer no seminário.

No final, todo o grupo foi convidado a ir até à capela da Casa de Retiros de São José, onde se viveu um momento de oração, em que cada um pôde dar graças a Deus por tudo o que de bom vive: “É eterna a sua misericórdia!”

O encontro terminou com um lanche oferecido pelo Seminário, onde houve ainda a oportunidade de cantar os parabéns a um dos jovens de São Jorge, o Duarte, que completava 13 anos nesse dia. Agradecendo todo o acolhimento e a possibilidade de viver esta visita, despedimo-nos dos padres do Seminário com a sensação de que valeu a pena, e que, quem sabe, talvez um dia pensemos de novo em lá voltar!

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...