A comunidade dos Casais dos Matos, na Calvaria, vai promover um jantar de convívio, no próximo dia 29 de Abril, tendo em vista a angariação de fundos para o restauro da imagem de Nossa Senhora da Guia e do retábulo da igreja local.
Segundo o pároco, este é o único retábulo em talha dourada existente na paróquia e um dos seus “elementos do património religioso e artístico de maior valor”, datado do século XVII ou XVIII. Encontra-se bastante deteriorado e as primeiras análises para o restauro indicam que terá peças originalmente pintadas em policromia que foram douradas posteriormente.
Esta é a descrição da peça: “Retábulo em madeira entalhada e dourada com representação, em nicho central, dedicado a Nossa Senhora da Guia. Aparentemente, apresenta as caraterísticas do “estilo nacional”. O coroamento semicircular do retábulo é encimado por volutas onde estaria um brasão, ladeado por dois meninos e dois anjos, entre decorações vegetalistas e volutas. A faixa central do retábulo é tripartida, estando a imagem central sobre uma base ostentada por um menino e protegida na parte superior por um pequeno dossel, e ladeada por outros dois nichos encimados por dossel e tendo como base dois florões com ramagens vegetalistas pendentes. Os três nichos são ladeados por duas colunas salomónicas decoradas com motivos vegetalistas e suportadas por dois meninos”.
A intervenção de restauro já se iniciou e tem uma duração estimada de três meses, tendo como objetivo devolver, na medida do possível, as características originais da peça, bem como garantir a sua preservação. Os trabalhos incluídos são “desinfestação, estabilização física do suporte, limpeza fisico-química, remoção de repintes, após estudo da policromia subjacente, preenchimento de lacunas ao nível da camada de preparação, reintegração cromática da camada policroma original e aplicação de camada de proteção final”.
Quanto ao jantar que irá contribuir para financiar a obra, tem reservas abertas até ao dia 24 de abril (964163630 ou 932009852).