Calvaria: de “olhos nos olhos” com Jesus, dizer-Lhe: “Eu acredito em Ti!”

A celebração da Profissão Solene da Fé marca a passagem para uma nova etapa da catequese. Com o retomar dos encontros presenciais, a partir de início do mês de outubros, estes adolescentes vão inserir-se no projeto “Say Yes”.

Na tarde de domingo, dia 11 de julho, os 18 adolescentes do 6º catecismo da paróquia da Calvaria, dos grupos da Calvaria e de São Jorge, professaram solenemente a fé. A celebração da Eucaristia, na qual estiveram acompanhados apenas dos seus familiares mais próximos, dos catequistas, e dos jovens que animaram os cânticos, foi marcada pelos sinais que ligam a fé ali professada ao momento do seu acolhimento no Batismo: depois de terem sido aspergidos com a água batismal, tendo cada um com a sua vela do Batismo acesa no círio pascal, e com o lenço branco que fala da pertença a Cristo, afirmaram acreditarem e quererem crescer sempre mais na fé da Igreja: «Creio em Deus Pai, Filho e Espírito Santo».

A partir do Evangelho do chamamento e envio dos Apóstolos deste domingo, foram, também eles, desafiados a acolher o chamamento de Jesus para serem “discípulos missionários”, levando a fé que professam para a vida de cada dia, nas palavras, nos gestos e nas atitudes, aprofundando sempre a sua amizade com Jesus Cristo. De “olhos nos olhos” com Jesus, dizer-Lhe “Eu acredito em Ti” é um momento que marca e reforça esta relação de amizade com Jesus.

A celebração da Profissão Solene da Fé marca a passagem para uma nova etapa da catequese. Com o retomar dos encontros presenciais, a partir de início do mês de outubros, estes adolescentes vão inserir-se no projeto “Say Yes” que, ao mesmo tempo que propõe um caminho de aprofundamento, vivência e expressão da fé, procura ajudar a preparar o grande momento que a Igreja em Portugal irá viver com a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, em 2023.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress