CALis: Clã Académico apresenta-se ao Encontro do Essencial

Para quem não o conhece, o “CALis” surge como uma oportunidade de reunir caminheiros de outras regiões que, durante o tempo de universidade.

Numa caminhada Quaresmal, o Clã Académico da Região Leiria-Fátima caminhou rumo à Páscoa com um propósito: Ir ao Encontro do Essencial! E, já no tempo da Páscoa, encerrou esta atividade de forma presencial em Leiria.

Primeiro, o que é o Clã Académico da região Leiria-Fátima?

Para quem não o conhece, o “CALis” surge como uma oportunidade de reunir caminheiros de outras regiões que, durante o tempo de universidade, estudam em Leiria e querem manter a sua vida escutista ativa num ambiente académico. Esta ideia de Clã Académico/Universitário já está presente há algum tempo noutras cidades, nomeadamente em Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro e Castelo Branco. E recentemente em Leiria, formalmente criado no final de 2020. Considerando o lema próprio dos Caminheiros “Servir”, tentam ir de encontro às necessidades da comunidade e região que os acolhe, tendo como um dos objetivos definidos na sua carta de Clã, deixar a sua marca de forma positiva na cidade e Região de Leiria-Fátima.

Ainda com pouco tempo de existência, já teve a oportunidade de dinamizar diversas atividades, uma delas, e que marcou o tempo de Quaresma, foi a dinâmica “Ao Encontro do Essencial” que mexeu com todos os pioneiros e caminheiros da Região Leiria-Fátima e que os colocou a caminharem com um propósito até à Páscoa: de se libertarem das coisas que os enchem, e acabam por distrair, para se deixarem encher do Essencial, que é Jesus e que na manhã de Páscoa havia de ressuscitar e, a partir daí, permanecer vivo em cada um! Esta foi uma proposta que colocou o próprio CALis a trabalhar e também a rezar para as propostas que a cada domingo da Quaresma foram sendo lançadas e partilhadas no website criado para este tempo. É importante realçar o empenho do SPES – Serviço da Pastoral do Ensino Superior de Leiria-Fátima e também o MCE – Movimento Católico de Estudantes de Leiria-Fátima, que desde o início se juntaram ao CALis, e paralelamente foram trabalhando em equipa com o mesmo objetivo.

Chegado ao fim este tempo, e para marcar o encerramento desta dinâmica que decerto ajudou muitos escuteiros a viver este tempo propício para a o encontro com a pessoa de Jesus, o CALis caminhou rumo ao Santuário do Senhor Jesus dos Milagres. Uma atividade realizada no passado dia 2 de maio, marcada pela festa ainda da Páscoa de Jesus, e em jeito de agradecimento do caminho até agora feito com a expectativa de continuarem a caminhar ao encontro do Essencial e a marcar a Cidade de Leiria. Foi uma tarde de caminho onde a amizade, partilha e alegria foram marcando o passo deste encontro. Já no Santuário foram  recebidos pelo sr ???? que deu a conhecer toda a história daquele local que, apesar de ser desconhecido por muitos, também é marcado pela devoção de muitos outros. Dos vários espaços que foram visitados, destaca-se a torre dos sinos, em particular o relógio mecânico que ainda é mantido e que marca as horas dos habitantes da localidade dos Milagres. A atividade terminou na Missa do Estudante, animada pelo CALis, com um sentimento de alegria e gratidão.

Resta agradecer a todos os que estiveram envolvidos nesta dinâmica “Ao Encontro do Essencial” e também àqueles que de forma positiva souberam aproveitar esta proposta.

O CALis está também presente nas redes sociais Facebook e Instagram e lá vão publicando mais atividades que vão desenvolvendo.

https://www.facebook.com/calis.leiria.fatima

https://www.instagram.com/calis_leiria.fatima/

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.