CAES organiza bênção de novos enfermeiros

No passado sábado, dia 25 de julho, em ambiente de alegria, foram abençoados os novos enfermeiros, finalistas da turma 24 da Escola Superior de Saúde de Leiria.

A celebração, presidida pelo padre Pedro Viva, capelão do Hospital de Santo André e diretor do Centro de Apoio ao Ensino Superior (CAES) da diocese de Leiria-Fátima, decorreu na igreja de Santo Agostinho, em Leiria, e contou com a presença de muitos familiares e amigos dos finalistas. 

Dirigindo-se aos novos enfermeiros, o padre Pedro lembrou que “vivemos hoje num mundo marcado pela competição, onde nem sempre os mais preparados vencem” e que “ter um curso superior não é sinónimo de emprego garantido”. Apesar disso, incentivou-os à esperança e sublinhou que “só uma vida marcada pela ética e pelo respeito pela dignidade da pessoa é digna de ser vivida”. A partir da parábola do Bom Samaritano, exortou-os a “aproximarem-se, com amor e dedicação, dos que mais sofrem, cuidando das suas feridas”, com a consciência de que “na vida de um profissional de saúde, os pequenos gestos são fundamentais”. Citando Florence Nightingale, afirmou: “A enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do Espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!”.

No momento de ação de graças, os finalistas agradeceram o percurso feito, a ajuda de Deus e o apoio dos professores, colegas, familiares e amigos. A bênção de Deus foi acolhida com emoção e o sentimento de que “com a ajuda divina estes novos enfermeiros serão o rosto amoroso de Deus junto de quem sofre”, refere a equipa do CAES na notícia enviada ao PRESENTE.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.