Vale de Barreiras tem, desde o passado dia 15 de agosto, um novo monumento. Trata-se de um busto do padre Albino Carreira, natural desta localidade da paróquia de S. Mamede, inaugurado no dia em que o sacerdote faria 50 anos de ordenação.
A iniciativa partiu da comissão da igreja local e contou com a adesão da paróquia e da junta de freguesia de S. Mamede, da Câmara Municipal da Batalha, e de muitos fiéis seus conterrâneos e de toda a parte da Diocese de Leiria-Fátima, onde o padre Albino era muito estimado.
Muitas dezenas desses amigos marcaram presença nesta ocasião, em mais uma manifestação de saudade e carinho pelo “padre do sorriso”, como ali foi por diversas vezes apelidado. “Um sorriso não custa nada e rende muito” é, precisamente, a frase que muito repetia e que fica agora perpetuada como inscrição neste busto em sua memória. A simpatia, afabilidade e disponibilidade para ouvir e ajudar a todos, especialmente os mais desprotegidos da sociedade, foram as qualidade que mais foram sublinhadas pelos vários intervenientes nesta tarde de homenagem.
Após a bênção do monumento, pelo padre Jorge Guarda, vigário geral da Diocese, foi distribuída por todas as famílias presentes uma vela com a mesma inscrição da lápide.