No âmbito do ano da vida consagrada, D. António Marto visitou no passado fim de semana, 7 e 8 de fevereiro, as comunidades dos franciscanos e das irmãs da Divina Providência e Sagrada Família, ambas em Leiria. Encontro com a comunidade, celebração de Eucaristia e almoço fraterno foram os atos do programa.
No encontro e no almoço, os franciscanos informaram o bispo diocesano das suas atividades: vida espiritual própria, celebrações na sua igreja e confissões para os fiéis que recorrem a eles, capelanias religiosas e em paróquias, apoio à ordem secular franciscana, centro de catequese, difusão da espiritualidade franciscana, etc.
As Irmãs da Divina Providência e Sagrada Família estão presentes na casa episcopal, procurando garantir um ambiente familiar aos que nela residem e receberem bem quem telefona ou visita para encontros com o bispo e contactos com a autoridade diocesana. Sobre a visita à sua comunidade, a superiora, Irmã Helena Pereira, conta que receberam o bispo “à porta da comunidade”. No encontro, “convidou-nos a irmos às origens e reviver o nosso sim inicial, a fazer de Jesus Cristo o centro das nossas vidas”, conta. Se é certo que convivem com o bispo diocesano todos os dias, a visita pastoral “não perdeu a novidade”; antes, “foi um fim de semana vivido intensamente em contexto familiar” que causou às irmãs “imensa alegria e profunda gratidão”.