Em decreto do passado dia 11 de outubro, o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, reconhece na Diocese a associação de fiéis Liga Intensificadora de Acção Missionária (LIAM) e autoriza a sua expansão.
Esta é uma associação privada de fiéis animada pela Província Portuguesa da Congregação do Espírito Santo e destinada prioritariamente a membros leigos, visando “promover a consciência missionária nas paróquias e outros espaços eclesiais, em comunhão com a competente Autoridade Eclesiástica”, indica o documento. Os “considerandos” da decisão apontam, ainda, o facto de a LIAM já estar implantada em Leiria-Fátima, onde tem um Conselho Diocesano e um assistente espiritual, bem como “o bem que pode fazer a quantos participarem nas atividades da associação e o contributo espiritual, apostólico e missionário que pode dar à Igreja diocesana e à sociedade”.
Na resposta ao pedido feito pelo presidente nacional da Associação, padre Nuno Rodrigues, em agosto deste ano, o Bispo de Leiria-Fátima recomenda que “a LIAM, no seu apostolado e iniciativas, procure atuar em cooperação com outras forças da Diocese, nomeadamente o Serviço de Animação Missionária, em ordem ao melhor bem do povo de Deus”.
O referido decreto determina a sua imediata entrada em vigor e faz também a homologação dos estatutos e do Conselho Diocesano da Associação para o triénio de 2016-2019.