Provedores e membros das mesas administrativas das Santas Casas da Misericórdia de Batalha, Leiria, Marinha Grande e Fátima-Ourém estiveram reunidos com o bispo D. António Marto, no Seminários de Leiria, na passada sexta-feira, 5 de junho.
No encontro, o bispo de Leiria-Fátima manifestou o seu apreço pela existência e atividade destas irmandades, sublinhando comovidamente a sua obra de amor ao próximo e de apoio às famílias no serviço às crianças, idosos e doentes. Apelou a que mantenham e cultivem o espírito de fé e sentido eclesial que as caracteriza como “associações de fiéis” que são.
O Vigário Geral falou, em seguida, do modelo de Compromisso (estatutos) para as Misericórdias aprovado pela Conferência Episcopal. O modelo visa corresponder à recente legislação aprovada pelo governo português para as instituições particulares de solidariedade social, salvaguardando a identidade católica das Santas Casas e o seu funcionamento ao abrigo da Concordata de 2004 entre Portugal e a Igreja Católica. Agora cada uma das Irmandades deverá adaptar o modelo ao seu caso especifico e apresentar o Compromisso para aprovação do bispo diocesano.
No diálogo que se seguiu, os representantes das Misericórdias manifestaram a sua satisfação por este encontro com o bispo diocesano, partilharam algumas preocupações com a sustentabilidade e a complexidade das instituições que administram e manifestaram desejo de que este tipo de reunião se possa repetir em cada ano.