Bispo elogia Misericórdias pelo “grande apoio às famílias”

Provedores e membros das mesas administrativas das Santas Casas da Misericórdia de Batalha, Leiria, Marinha Grande e Fátima-Ourém estiveram reunidos com o bispo D. António Marto, no Seminários de Leiria, na passada sexta-feira, 5 de junho.

No encontro, o bispo de Leiria-Fátima manifestou o seu apreço pela existência e atividade destas irmandades, sublinhando comovidamente a sua obra de amor ao próximo e de apoio às famílias no serviço às crianças, idosos e doentes. Apelou a que mantenham e cultivem o espírito de fé e sentido eclesial que as caracteriza como “associações de fiéis” que são.

O Vigário Geral falou, em seguida, do modelo de Compromisso (estatutos) para as Misericórdias aprovado pela Conferência Episcopal. O modelo visa corresponder à recente legislação aprovada pelo governo português para as instituições particulares de solidariedade social, salvaguardando a identidade católica das Santas Casas e o seu funcionamento ao abrigo da Concordata de 2004 entre Portugal e a Igreja Católica. Agora cada uma das Irmandades deverá adaptar o modelo ao seu caso especifico e apresentar o Compromisso para aprovação do bispo diocesano.

No diálogo que se seguiu, os representantes das Misericórdias manifestaram a sua satisfação por este encontro com o bispo diocesano, partilharam algumas preocupações com a sustentabilidade e a complexidade das instituições que administram e manifestaram desejo de que este tipo de reunião se possa repetir em cada ano.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.