Bispo e vigários debatem reorganização vicarial e pastoral juvenil

A reorganização das vigararias, em ordem a melhorar a colaboração pastoral em equipa, e a preparação dos objetivos e programa pastoral diocesano para o biénio sobre os jovens, de 2018 a 2020, foram os dois temas principais da reunião dos vigários, presidida por D. António Marto, no passado dia 6 de março, no Centro Pastoral Diocesano.

Os vigários consideraram oportuna a proposta de reorganização vicarial e deram algumas achegas. A reflexão vai continuar em cada uma delas e na próxima reunião conjunta, esperando que se chegue a uma conclusão útil e a uma decisão episcopal.

Na apreciação da proposta de programa para o biénio sobre os jovens, foi sublinhada a importância da opção de ir além da realização de eventos e propor itinerários que os envolvam, tornando-os protagonistas. As experiências com movimentos e grupos eclesiais, bem como peregrinações e diversas atividades paroquiais em que os jovens participam, deverão ser valorizadas, podendo constituir inspiração para o aparecimento de novas propostas de pastoral juvenil.

A este propósito, D. António Marto referiu as dificuldades atuais, dizendo que a pastoral juvenil não pode ser, nem só doutrinação nem só ação. Importa concretizar os objetivos e linhas de orientação pastoral, indicando atividades, tempos e lugares para as mesmas. Recomendou que se proporcione aos jovens o acompanhamento espiritual e o discernimento personalizado.

Os vigários partilharam também algumas atividades realizadas nas suas vigararias no presente ano pastoral: peregrinações vicariais à Sé, semanas da Diocese nas paróquias, peça de teatro sobre a restauração da Diocese e o papel determinante do jornal “O Mensageiro”, conferências históricas, ações de formação e de catequese, escola vicarial da fé, vigílias de oração, etc.

No final, o Bispo diocesano realçou a riqueza de reflexão produzida e a vitalidade manifestada na partilha das iniciativas vicariais e paroquiais.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.