Bispo diocesano quer “ternura e festa” no acolhimento aos peregrinos

Mais de uma centena de pessoas ligadas ao setor do turismo participaram no 38.º Encontro Anual de Hoteleiros, promovido pelo Santuário de Fátima, no passado dia 4 de fevereiro. O Bispo de Leiria-Fátima presidiu ao encontro e pediu que “façam de Fátima uma casa de acolhimento, de ternura e de festa”.

Lembrando que “Fátima é de todo o mundo”, D. António Marto frisou que “o acolhimento é a nossa carta de apresentação e por isso temos de apostar na qualidade”.

Na sessão, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, apresentou o programa pastoral para este ano, em que o tema da misericórdia estará em destaque, em sintomia com o Ano Jubilar, bem como o programa comemorativo do Centenário das Aparições.

 

Aumento de peregrinos em 2015

É também habitual nestes encontros a apresentação das estatísticas relativas à dinâmica do Santuário. Os números de 2015 apontam para uma subida de mais de 250 mil peregrinos nos espaços celebrativos, com 6.676.302 participações nas 9.948 celebrações que se realizaram, incluindo Missas oficiais, privadas e outras celebrações, como a Via-Sacra ou o Rosário. A Casa Museu de Aljustrel e dos Pastorinhos recebeu 671.324 visitas e as duas exposições – a temporária “Terra e Céu, Peregrinos e Santos de Fátima” e a permanente “Fátima Luz e Paz” – registaram 389.314 visitas.

Em termos de movimento de grupos organizados, o Santuário registou a presença de 587.129 fiéis, mais 55 mil do que em 2014 , distribuídos por 4.390 peregrinações. As peregrinações de maio e de outubro são as que registam maior movimento.

Os de nacionalidade portuguesa continuam a ser a esmagadora maioria dos visitantes, vindos de várias dioceses. A que mobilizou maior número foi a do Porto, com 39.686, seguindo-se Lisboa com 34.362 e Braga com 31.846. Da diocese de Leiria-Fátima, registou-se a participação de 28.624 pessoas em grupos organizados, seguindo-se Coimbra com 7.922, Guarda com 5.262, Portalegre-Castelo Branco com 3.668, Aveiro com 3.511, Viseu com 3.491 e Setúbal com 2.964.

Dos 125.829 peregrinos estrangeiros que visitaram Fátima em grupo no ano de 2015, a maioria continua a ser espanhola (30.776), logo seguida dos italianos (15.112) e dos polacos (13.017), que foi, a par dos norte americanos (9.450), o grupo que mais cresceu.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.