No domingo 15 de Junho, em Mira de Aire, o Bispo de Leiria-Fátima presidiu à Eucaristia da Solenidade da Santíssima Trindade, em que administrou o sacramento da Confirmação a 68 jovens e adultos de Mira de Aire, Alvados, Serra de Santo António e São Bento, quatro paróquias da vigararia de Porto de Mós a cargo da Congregação dos Missionários Monfortinos.
O dia anterior foi de preparação próxima, numa manhã de reflexão nos Missionários Monfortinos, em Fátima, orientada pelo padre Luís Maria Martinho. Ali recordaram que, como depende das raízes a força de uma árvore e dos seus ramos e frutos, assim a vivência cristã precisa de enraizar-se nos Dons do Espírito Santo para se manifestar nos seus frutos, referidos na Carta de São Paulo aos Gálatas: caridade, alegria, paz, paciência, bondade, longanimidade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade.
À noite, o pároco, padre Luís Ferreira, presidiu na igreja de Mira de Aire ao sacramento da Reconciliação e a uma vigília de oração em que celebraram simbolicamente, com os seus catequistas, pais e padrinhos, essa imagem dos Dons e dos Frutos do Espírito Santo.
Na celebração de domingo, com a igreja repleta de fiéis, os crismandos renovaram as suas promessas baptismais com a vela acesa e, ao receberem o sacramento, foi-lhes oferecida uma fita com a inscrição dos Dons do Espírito Santo. D. António Marto deixou palavras de alegria e satisfação por tão grande número de jovens e alguns adultos agora confirmados na fé. “Fazei da vossa vida um projecto belo e digno de verdadeiras testemunhas da Fé que vossos pais vos transmitiram, levando aos outros o amor de Deus, nosso Pai, que nunca nos abandona; e deixai-vos sempre guiar pela força do Espírito”, exortou o Bispo.