Bispo diocesano preside ao Tríduo Pascal na Sé

A Semana Santa é celebrada com especial intensidade por toda a Igreja, em muitos milhares de comunidades pelo mundo inteiro. Em cada Igreja particular, as celebrações na Catedral, sobretudo do Tríduo Pascal, merecem especial atenção, pois são presididas pelo respetivo Bispo diocesano.

Antecipando a entrada no Tríduo, uma celebração única em toda a Diocese: a Missa Crismal de Quinta-Feira Santa, onde são benzidos os Santos Óleos para os sacramentos do Batismo, do Crisma e da Unção dos Enfermos, e onde todo o clero se reúne com o Bispo na renovação dos seus compromissos sacerdotais. Na Sé de Leiria será às 11h00. 

A primeira celebração do Tríduo ocorre nessa noite, com a Missa da Ceia do Senhor, às 21h00.

A Sexta-Feira Santa começa com Laudes e Ofício de Leituras, às 09h00, também presididas pelo Bispo, tal como, às 18h00, a celebração da Paixão do Senhor.

Também no Sábado Santo haverá Laudes e Ofício de Leituras, às 09h00. Mas a grande celebração, o auge da caminhada quaresmal e o ponto central deste Tríduo é a solene Vigília Pascal, a celebrar às 22h00, na Catedral de Leiria-Fátima.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress