A Semana Santa é celebrada com especial intensidade por toda a Igreja, em muitos milhares de comunidades pelo mundo inteiro. Em cada Igreja particular, as celebrações na Catedral, sobretudo do Tríduo Pascal, merecem especial atenção, pois são presididas pelo respetivo Bispo diocesano.
Antecipando a entrada no Tríduo, uma celebração única em toda a Diocese: a Missa Crismal de Quinta-Feira Santa, onde são benzidos os Santos Óleos para os sacramentos do Batismo, do Crisma e da Unção dos Enfermos, e onde todo o clero se reúne com o Bispo na renovação dos seus compromissos sacerdotais. Na Sé de Leiria será às 11h00.
A primeira celebração do Tríduo ocorre nessa noite, com a Missa da Ceia do Senhor, às 21h00.
A Sexta-Feira Santa começa com Laudes e Ofício de Leituras, às 09h00, também presididas pelo Bispo, tal como, às 18h00, a celebração da Paixão do Senhor.
Também no Sábado Santo haverá Laudes e Ofício de Leituras, às 09h00. Mas a grande celebração, o auge da caminhada quaresmal e o ponto central deste Tríduo é a solene Vigília Pascal, a celebrar às 22h00, na Catedral de Leiria-Fátima.