Bispo diocesano participa nas reuniões vicariais de párocos

Os párocos da vigararia das Colmeias foram os primeiros a receber a visita do Bispo diocesano, na sua reunião mensal, na passada quinta-feira, dia 23 de novembro, na paróquia de Espite.

D. António Marto presidiu à oração da Hora Intermédia da Liturgia das Horas, oferecendo uma breve meditação. Depois, acompanhou os trabalhos da agenda vicarial, inteirando-se dos vários assuntos do programa pastoral para este ano, de que se destacam a Escola Vicarial da Fé, a preparação da Festa da Fé, a formação de catequistas e das pessoas empenhadas na ação social, bem como as propostas no âmbito da pastoral familiar e da oração pelas vocações.

No diálogo com que terminou a manhã, os padres partilharam alguns dos trabalhos que fazem em equipa para benefício das diferentes paróquias, pondo em destaque quanto isso os ajuda na ação pastoral e os estimula. Manifestaram o desejo de conseguirem uma maior adesão e cooperação por parte das comunidades paroquiais.

Depois de tudo escutar, D. António Marto referiu a sua alegria por estar com os padres e a prioridade que deseja dar-lhes na sua ação, exortou os párocos a continuarem por este caminho de cooperação pastoral, de trabalho em equipa, e a amarem a Igreja local, pois “quem não ama a Igreja local significa que também não ama o Senhor que nela está presente”. Sublinhou, por isso, a necessidade de se exercer “o ministério sacerdotal em Igreja, com a Igreja e para a Igreja particular”, já que é isto a sinodalidade. Mais, é uma autêntica espiritualidade da comunhão na Igreja diocesana e de amor por ela. “As vigararias são unidades pastorais e devem organizar-se e desenvolver-se como tais”, afirmou.

A visita terminou no Centro Social Paroquial, com a saudação a cada um dos idosos e às trabalhadoras, seguindo-se o almoço com os padres.

As outras oito vigararias serão visitadas no período entre dezembro próximo e abril de 2018, sempre com o objetivo de se tornar próximo dos sacerdotes e conhecer as suas inquietações e a atividade pastoral. A iniciativa insere-se dentro do presente ano pastoral, em que a Diocese celebra o centenário da sua restauração.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.