Bispo diocesano incentivou párocos da vigararia da Marinha Grande ao trabalho em equipa

http://lefa.pt/?p=6023

D. António Marto participou na reunião dos párocos da vigararia da Marinha Grande, que teve lugar na Maceira, no passado dia 4 de janeiro.

A agenda de trabalhos incluiu a partilha de programas sobre a semana da Diocese em cada paróquia prevista para o início de fevereiro, as atividades para casais sobre a exortação “A Alegria do Amor”, do Papa Francisco, a catequese de adultos em programação na vigararia, a formação sobre o ministério do Diaconado Permanente, a equipa vicarial de dinamização pastoral e a peregrinação à Sé.

Os padres manifestaram a sua alegria pela presença do Bispo e pelo acompanhamento do seu trabalho. Por sua vez, D. António exprimiu o seu reconhecimento pelo serviço dos sacerdotes, sublinhando a sua importância para o crescimento espiritual das pessoas. Apelou ao sentido da Igreja diocesana e ao amor por ela, bem como a vivência de um estilo sinodal. Nesse sentido, apontou a necessidade de inserir o ministério no caminho e ao ritmo da Igreja diocesana e de olhar para a vigararia como uma unidade pastoral. Para isso, disse, exige-se um estilo novo de trabalho pastoral, fazê-lo em equipa. Admitiu que é difícil, pois tal exige superar o protagonismo individual para agir em Igreja, de modo orgânico, tendo o sentido do conjunto e dispondo-se à colaboração na paróquia, na vigararia e na Diocese. Mais, implica pensar em equipa, partilhando perspetivas diferentes uns com os outros. “Não há trabalho em equipa sem uma conversão à ação do Espírito Santo”.  Citando o Papa Francisco, incentivou a dar prioridade a iniciar processos pastorais, dar tempo para a mudança das mentalidades, lançar as sementes e cuidar da sementeira, pôr em comum os talentos e recursos, ter em vista o bem global da comunidade cristã, paroquial e diocesana.

No diálogo, falou-se de várias problemáticas pastorais, especialmente dos sacramentos do batismo e da penitência. O encontro terminou com um almoço num restaurante local. A Vigararia da Marinha Grande inclui, além desta paróquia, as de Pataias e Maceira. Nela está também integrada a de Alpedriz, que pertence à vigararia da Batalha.

As próximas vigararias que receberão a visita de D. António Marto serão: Porto de Mós, no dia 11 de janeiro, Ourém, a 6 de fevereiro, e, por fim, Batalha, no dia 18 de abril.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress