Cerca de 3.000 jovens participaram no JubJovem, nos passados dias 9 e 10 de setembro, iniciativa do Santuário de Fátima para o jubileu desta faixa etária no âmbito do centenário das Aparições.
Oração, formação, celebração e convívio fizeram deste Jubileu dos Jovens uma verdadeira festa, com múltiplas iniciativas onde puderam aprofundar e rezar a Mensagem de Fátima, especialmente no apelo à construção da paz.
A Missa de encerramento foi presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, na manhã de domingo, com esse convite bem presente aos jovens, a serem “sentinelas da paz”. Apelando à “escuta do coração” de Deus, que leva a atitudes de conversão, esperança, fraternidade, reconciliação e perdão, D. António Marto lembrou que “só o que passa pelo coração transforma a vida” e que “não há verdadeira paz sem conversão”. Só assim será possível “mudar o mundo”, sublinhou o Pastor, lançando o desafio à construção da paz “artesanalmente, dia a dia, na família, na escola e nos ambientes”. Essa é a paz que “quebra distâncias” e “nos faz irmãos”, contra a “indiferença e o descarte face ao outro” que são fruto da atual globalização.
O segredo da fraternidade é estar “atento e disponível” ao outro, é “ser os primeiros a amar, a ir ao encontro do outro mais necessitado, a estender a mão, a partilhar a alegria e o sofrimento, a acolher e a dialogar com todos, a estender pontes, a encorajar a viver a vida boa do Evangelho”.
O Bispo diocesano sublinhou ainda a força do testemunho de vida para converter outros ao bem e a necessidade do perdão para vencer “a tentação de vingança, de violência, de ódio, de rancor”. E concluiu com um voto de confiança: “Não desanimeis, não tenhais medo, tende coragem e não percais o sorriso nem a esperança”.
Em sinal de renovação da sua profissão de fé, no final da celebração, os jovens colocaram as suas intenções num enorme coração vermelho colocado junto ao altar do Recinto.
Participação diocesana
A equipa diocesana da pastoral juvenil preparou uma das dinâmicas do JubJovem: o momento de oração e adoração eucarística “A paz esteja convosco”, no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral Paulo VI, participado por mais de duas centenas de jovens. No final, quem ali esteve a rezar elogiou o espaço e a proposta de oração. Da Diocese de Leiria-Fátima, inscreveram-se 135 jovens.