Bispo de Leiria-Fátima pede aos jovens que sejam “sentinelas da paz”

Cerca de 3.000 jovens participaram no JubJovem, nos passados dias 9 e 10 de setembro, iniciativa do Santuário de Fátima para o jubileu desta faixa etária no âmbito do centenário das Aparições.

Oração, formação, celebração e convívio fizeram deste Jubileu dos Jovens uma verdadeira festa, com múltiplas iniciativas onde puderam aprofundar e rezar a Mensagem de Fátima, especialmente no apelo à construção da paz.

A Missa de encerramento foi presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, na manhã de domingo, com esse convite bem presente aos jovens, a serem “sentinelas da paz”. Apelando à “escuta do coração” de Deus, que leva a atitudes de conversão, esperança, fraternidade, reconciliação e perdão, D. António Marto lembrou que “só o que passa pelo coração transforma a vida” e que “não há verdadeira paz sem conversão”. Só assim será possível “mudar o mundo”, sublinhou o Pastor, lançando o desafio à construção da paz “artesanalmente, dia a dia, na família, na escola e nos ambientes”. Essa é a paz que “quebra distâncias” e “nos faz irmãos”, contra a “indiferença e o descarte face ao outro” que são fruto da atual globalização.

O segredo da fraternidade é estar “atento e disponível” ao outro, é “ser os primeiros a amar, a ir ao encontro do outro mais necessitado, a estender a mão, a partilhar a alegria e o sofrimento, a acolher e a dialogar com todos, a estender pontes, a encorajar a viver a vida boa do Evangelho”.

O Bispo diocesano sublinhou ainda a força do testemunho de vida para converter outros ao bem e a necessidade do perdão para vencer “a tentação de vingança, de violência, de ódio, de rancor”. E concluiu com um voto de confiança: “Não desanimeis, não tenhais medo, tende coragem e não percais o sorriso nem a esperança”.

Em sinal de renovação da sua profissão de fé, no final da celebração, os jovens colocaram as suas intenções num enorme coração vermelho colocado junto ao altar do Recinto.

 

Participação diocesana

A equipa diocesana da pastoral juvenil preparou uma das dinâmicas do JubJovem: o momento de oração e adoração eucarística “A paz esteja convosco”, no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral Paulo VI, participado por mais de duas centenas de jovens. No final, quem ali esteve a rezar elogiou o espaço e a proposta de oração. Da Diocese de Leiria-Fátima, inscreveram-se 135 jovens.

2017-09-12 jubjovem2

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.