Bispo de Leiria-Fátima em audiência no Vaticano: Peregrinação a Fátima “superou todas as expetativas” do Papa Francisco

O Bispo de Leiria-Fátima foi recebido pelo Papa Francisco, no dia 30 de setembro, no Vaticano, num ambiente “muito afetuoso e bem-disposto”, em que agradeceu a sua visita a Fátima, na primeira Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário, a 12 e 13 de maio deste ano.

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, no final da audiência, D. António Marto informou que o Santo Padre o recebeu com um grande abraço, lembrando-lhe uma frase que já lhe havia dito na Base Aérea de Monte Real: “Sempre conseguiste levar-me a Fátima”.

“O encontro decorreu num ambiente muito afetuoso e o Papa estava muito bem-disposto, satisfeito e feliz”, destacou o Bispo diocesano. “A primeira coisa que fiz foi agradecer-lhe a visita e contar-lhe os ecos nacionais e internacionais que a peregrinação teve, ao que ele me respondeu que também ficou muito contente e que a peregrinação tinha superado as suas próprias expetativas, deixando-o surpreendido”. E conta ainda que “ele disse que ficou muito satisfeito e veio muito contente de Fátima e que a peregrinação foi uma bênção para a Igreja”.

Durante a audiência de 15 minutos, na qual participaram o reitor e o vice-reitor do Santuário de Fátima, padres Carlos Cabecinhas e Vítor Coutinho, respetivamente, bem como a ex-postuladora da Causa de Canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto, irmã Ângela Coelho, o tema da canonização também foi abordado. Segundo D. António Marto, o Papa Francisco comentou que foi um momento “muito importante”, sobretudo pela referência que constitui para “as pessoas que procuram a inocência num mundo tão perturbado”, para além de ser uma oportunidade para a “valorização da infância tantas vezes desrespeitada”.

O Santo Padre abordou, ainda, o futuro do Santuário, insistindo na ideia de que deve ser um “espaço de misericórdia”, sobretudo pelo “no sacramento da Reconciliação”. De resto, ofereceu a cada elemento da comitiva um exemplar autografado do seu livro “O nome de Deus é Misericórdia”.

No final da audiência, o Papa enviou “uma bênção especial” para todos os peregrinos de Fátima, comentando “a memória grata com que ficou da peregrinação”. D. António Marto informou-o de que a peregrinação internacional de 12 e 13 de maio de 2018 será presidida pelo cardeal Jonh Tong, de Hong Kong, e a de outubro por D. Alexis Mitsuru Shirahama, bispo de Hiroshima. “O Papa disse que era preciso prestar atenção à Ásia e falou da sua próxima visita à Birmânia, congratulando-se com isso”, revela o Bispo de Leiria-Fátima.

Fonte: Santuário de Fátima

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt