Bispo de Leiria-Fátima anuncia decisão de estabelecer o diaconado permanente na Diocese

Na assembleia do clero realizada hoje (26 de maio), no Seminário de Leiria, D. António Marto anunciou: “Cheguei à convicção íntima de que, passados 50 anos do concílio Vaticano II, chegou a hora de estabelecer o diaconado permanente na diocese de Leiria-Fátima”.

O Bispo diocesano referiu as ações de sensibilização realizadas e a consulta anteriormente feita em reuniões do clero e as resistências que encontrou, mas agora sentiu como uma inspiração que era o momento de tomar uma decisão. O diaconado permanente foi restaurado pelo Concílio Vaticano II e tem sido introduzido pouco a pouco nas várias dioceses. Em Portugal, Leiria-Fátima é uma das últimas a dar este passo.

Para ajudar a compreender o significado deste ministério ordenado na Igreja, foi convidado a intervir nesta assembleia o bispo de Santarém, que falou sobre a teologia do diaconado permanente e da experiência pastoral na sua diocese. D. Manuel Pelino revelou que já ordenou 17 diáconos permanentes e que a experiência tem sido positiva. O processo passa por várias fases: a escolha dos candidatos e o chamamento nas comunidades, a sua apresentação à comissão responsável pelo discernimento e acompanhamento, e a formação espiritual, teológica e pastoral. Foram superadas resistências iniciais, as comunidades aceitam estes ministros e apreciam o seu serviço pastoral. Os padres, que compareceram em grande número, escutaram com interesse a comunicação e fizeram ainda algumas perguntas.

Na diocese de Leiria-Fátima, após este anúncio, esperamos que o Bispo diocesano estabeleça oportunamente as orientações para que o processo comece a dar os passos necessários para a sensibilização da comunidade diocesana.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.