Biénio e jovens na agenda do Conselho Presbiteral: “Temos na devoção mariana um potencial evangelizador notável”

O Conselho Presbiteral da Diocese de Leiria-Fátima reuniu-se, no passado dia 6 de junho, no Centro Pastoral Diocesano, em Leiria, sob a presidência do bispo D. António Marto. Na agenda esteve a avaliação do biénio mariano e a reflexão preparatória do Sínodo dos Bispos de 2018, sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O conjunto de atividades dos dois anos dedicados ao aprofundamento da relação com a Virgem Maria e à celebração do centenário das Aparições de Fátima foi considerado muito positivo. Entenderam os padres que continua o desafio pastoral de promover uma devoção mariana mais esclarecida e profunda, conforme as interpelações deixadas pelo Papa em Fátima, à volta da questão: “Que Maria?”. A carta pastoral do Bispo diocesano, “Maria, mãe de ternura e de misericórdia”, deverá ser retomada como estímulo e guia nesse caminho. Concluindo a reflexão, D. António Marto disse: “Temos na devoção mariana do nosso povo um potencial evangelizador notável; saibamos aproveitá-lo”.

Sobre os jovens, sem desconhecer os motivos de preocupação pelo desvio de muitos do caminho da fé, os conselheiros salientaram a tensão que vivem entre os sonhos e a realidade da sua vida, as muitas oportunidades que lhes são oferecidas, a busca de espiritualidade que se nota em muitos deles e as múltiplas experiências e projetos que mantêm parte deles inseridos e participantes na Igreja: os movimentos e grupos, as jornadas mundiais da juventude, as peregrinações a Taizé e a outros lugares, as aulas de Educação Moral e Religiosa Católica… Estas realidades constituem um desafio grande a uma maior proximidade e acompanhamento por parte dos sacerdotes e outros agentes pastorais em relação às novas gerações.

A Diocese vai dedicar aos jovens e à pastoral juvenil o biénio de 2018 a 2020, numa feliz coincidência e convergência com a sessão do Sínodo dos Bispos que vai abordar a mesma temática.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.